Siga o OTD

Tênis

Salvador recebe a 34ª edição do tradicional Bahia Juniors Cup

Juarez Mathias

Torneio mais valioso no juvenil do 2º semestre do Brasil, Bahia Juniors Cup será realizado no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador

O Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador (BA), receberá dois importantes eventos do calendário nacional e mundial do tênis. Entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro será disputada a 34ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio com pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis e segue como maior torneio do Brasil no segundo semestre entre os juvenis e maior do Nordeste na temporada. A novidade no calendário é o Bahia Pro Cup, evento profissional com premiação de R$ 10 mil e pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

O Bahia Juniors Cup terá como fase qualificatória os dias 29 e 30 de setembro e a chave principal de segunda-feira, dia 1º de outubro, até 6 de outubro, sábado. A competição tradição de revelar grandes talentos do esporte do país. Pelo evento, que acontece desde 1985, já passaram nomes como Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos derrotando no terceiro set o baiano Duda Catharino Gordinho, Fernando Meligeni, Teliana Pereira, campeão de Wimbledon e até pouco tempo número 1 do mundo nas duplas, Marcelo Melo Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, entre outros.

Além deles alguns jovens talentos recentes que passaram pelo torneio baiano brilharam mundo afora. Campeão em 2016, Thiago Wild foi semifinalista em Roland Garros este ano na chave júnior perdendo exatamente do argentino Sebastian Baez que ficou com o vice-campeonato em Paris. Baez foi vice-campeão em Salvador contra Wild naquela final. Atual campeão, o pernambucano João Lucas Reis disputou todos os Grand Slams este ano e fez oitavas de final no Aberto da França. Tanto Wild como Reis despontam no profissional somando títulos em eventos pelo Brasil e fora do país. Tricampeã do torneio baiano em 2013, 2015 e 2016, Thaísa Pedretti, com apenas 19 anos, é a quarta melhor do Brasil no profissional no ranking mundial.

“Joguei quatro vezes o Bahia Juniors Cup, fiz duas semis e ano passado fui campeão, fiquei bem feliz, é um torneio muito importante para mim, sempre gostei de jogar, ficava fácil para meus pais assistirem pois somos de Pernambuco , atmosfera muito boa, sempre gostei da organização do torneio, sempre foi um dos meus preferidos do Brasil e com o título do ano passado me ajudou bastante no ranking para poder disputar os grandes eventos desse ano e o resto da temporada”, disse João Lucas Reis.

A competição já encerrou inscrições na categoria principal com pontuação Grau 3 para o ranking mundial. As inscrições seguem para as categorias 16 e 14 anos, com pontuação para o ranking Cosat da Confederação Sul-Americana de Tênis. Elas podem ser feitas através do site da Cosat (http://cosat.tournamentsoftware.com/sport/tournament.aspx?id=326A303F-BFC9-4BCF-8FE9-0A4C3873E094 ) até o dia 10 de setembro. Nos 12 anos e o Tennis Kids as inscrições podem ser feitas pelo site da CBT (http://www.tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/10671) também até o próximo dia 10.

O Bahia Pro Cup é a novidade no calendário e dá oportunidade não só aos jovens que disputarão a categoria principal do Bahia Juniors Cup, mas também aos profissionais do Brasil e do Nordeste lutarem pela premiação total de R$ 10 mil e também pontos no ranking nacional. O Bahia Pro Cup terá o qualifying nos dias 25 e 26 de setembro e a chave principal entre os dias 27 e 30. As inscrições terminam no dia 10 e podem ser feitas pelo site.

“O Bahia Pro Cup é uma grande oportunidade tanto para nossos jovens talentos que tradicionalmente vêm disputar o Bahia Junios Cup, um dos mais tradicionais eventos do país e seleiro de grandes nomes do futuro, bem como os profissionais da região e do Brasil. Teremos 12 dias da festa do tênis no Bahiano de Tênis”, apontou Duda Catharino Gordilho, diretor das duas competições.

Últimos Campeões na categoria mundial do Bahia Juniors Cup:

2017 – João Lucas Reis (BRA) / Nathália Gasparin (BRA)

2016 – Thiago Wild (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2015 – Gabriel Decamps (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2014 – Igor Marcondes (BRA) / Maria Silva (BRA)

2013 – Silas Cerqueira (BRA) (último baiano campeão) / Thaísa Pedretti (BRA)

2012 – Marcelo Tebet (BRA) / Ivone Alvaro (POR)

2011 – Victor Gonzaga (BRA) / Giovanna Baccarini (BRA)

2010 – Vicente Bronstein (CHI) / Carla Forte (BRA)

Mais em Tênis