Siga o OTD

Tênis

Brasil encara Bélgica fora de casa no playoff do grupo mundial da Copa Davis

Nenhuma competição do mundo do tênis se parece tanto com uma Olimpíada quanto a Copa Davis pelo sabor de defender o país. Cerca de um mês depois do fim dos Jogos do Rio de Janeiro, esse clima está de volta. O Brasil vai enfrentar a Bélgica de sexta a domingo, com transmissão ao vivo do Sportv 3 e do Bandsports, em Oostende, por uma vaga no grupo mundial do ano que vem.

O Brasil esteve pela última vez no Grupo Mundial ano passado, quando perdeu para a Argentina na primeira fase, já a Bélgica não fica fora dele desde 2012. Além de enfrentar tenistas de qualidade, a equipe brasileira precisa quebrar um tabu. A última vitória brasileira seja no grupo mundial ou no playoff como visitante foi contra a Espanha no distante ano de 1999. Por conta disso, o capitão João Zwetch joga o favoritismo para os belgas.

“Vai ser um confronto muito duro e todos os cinco pontos serão definidos em jogos duros. Acho que a Bélgica tem uma pequena vantagem por jogar em casa, nas condições que prefere e com a sua torcida. Mas nós estamos esperando ter nossas chances durante o fim de semana e estamos nos preparando para aproveitá-las quando elas aparecerem”, ressaltou.

A grande força do Brasil, mais uma vez está nas duplas. Recém-campeão do US Open ao lado de Jamie Murray, Bruno Soares vai jogar ao lado de Marcelo Melo e certamente terá favoritismo diante dos belgas Rubens Bemelmans e Joris De Loore.

Mas o que pode fazer a diferença é se Thomaz Bellucci repetir na Bélgica a vitória sobre o mais bem ranqueado tenista adversário, o número 14 do mundo, David Goffin, que ele conseguiu nos Jogos Olímpicos. Foi a melhor partida no torneio do brasileiro, que venceu por 7/6 (12/10) e 6/4 pelas oitavas-de-final, uma rodada antes de pegar o espanhol Rafael Nadal e ser eliminado.

“Acho que não uma vantagem, mas eu me sinto mais confiante para jogar contra David. Ele é um grande jogador nesta superfície e eles estão jogando no melhor piso para eles. Vai ser um jogo muito duro, eles têm a vantagem de jogar em casa e com a torcida. Espero partidas duras contra ambos os jogadores, mas é claro que estou confiante para fazer bons jogos”, afirmou Bellucci.

“No Brasil foi uma partida muito boa e eu consegui vencer, mas de qualquer forma é uma partida diferente. A Copa Davis é muito mental, então espero poder jogar como no jogo anterior”, completou Bellucci.

A disputa começa no sábado com Thiago Monteiro, estreante na Copa Davis, enfrentando Goffin, enquanto Tomás Belucci terá pela frente Steve Darcis. No sábado acontece a disputa de duplas, enquanto no domingo os duelos de simples se invertem. Belucci pega Goffin e Monteiro, Darcis.

 

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis