A estreia brasileira na chave de duplas masculinas de Wimbledon 2025 teve emoção do início ao fim. Marcelo Melo e Rafael Matos superaram Orlando Luz e o croata Ivan Dodig em um duelo apertado, decidido apenas no terceiro set. A vitória veio por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 7/6 (7-5) e 6/4, garantindo vaga na segunda rodada no All England Club.
- Paracanoagem mantém programa para Jogos Paralímpicos Los Angeles-2028
- Brasil bate Sérvia e fecha invicto primeira fase do Mundial Sub-19
- Luisa Stefani e Joe Salibury avançam à semifinal das duplas mistas em Wimbledon
- Etapa de Madrid da Copa do Mundo de Tiro com Arco: onde assistir e outras as informações
- Felipe Meligeni e João Lucas Reis vencem e se enfrentam em Iasi
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O jogo foi uma reedição do duelo ocorrido na semana anterior em Mallorca, onde Melo e Matos também levaram a melhor. Mas desta vez, no solo sagrado do tênis, a partida ganhou contornos ainda mais simbólicos: do outro lado da rede, Melo reencontrou Dodig, ex-parceiro com quem foi vice-campeão em Wimbledon em 2013.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O jogo
O primeiro set foi o mais equilibrado, com as duas duplas confirmando seus saques até o 5/5. Após uma troca de quebras nos games finais, o set foi decidido no tiebreak, com Luz e Dodig levando a melhor por 7-5.
Na segunda parcial, Melo e Matos começaram fortes, abriram 5/2, mas viram os adversários reagirem e empatarem. No segundo tiebreak da partida, eles mostraram nervos de aço e fecharam em 7-5, novamente com um ace no ponto decisivo.
O terceiro set teve uma quebra crucial no nono game, que permitiu a Melo e Matos sacarem para a vitória. Com solidez e confiança, os brasileiros confirmaram o saque e fecharam a partida em 6/4.
Estatísticas
Nas estatísticas, a dupla formada por Marcelo Melo e Rafael Matos se destacou pela consistência no primeiro saque. Eles tiveram 73% de aproveitamento e venceram 75% dos pontos com o primeiro serviço. Apesar de cometerem cinco duplas faltas — mesmo número dos adversários —, Melo e Matos foram mais eficientes nos momentos decisivos, convertendo dois break points em 13 oportunidades, contra apenas um aproveitado por Luz e Dodig em 10 chances.
Mesmo com menos aces (2 contra 7) e menos winners (13 a 12), Melo e Matos cometeram menos erros não forçados (12 contra 14) e venceram mais pontos no total: 139 a 135.
Com a vitória, Marcelo Melo e Rafael Matos avançam para enfrentar na segunda rodada os cabeças de chave número 8, o croata Nikola Mektic e o neozelandês Michael Venus. Será mais um desafio duro na campanha brasileira na grama de Wimbledon.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login