Chegou ao fim a melhor campanha de João Fonseca em um Masters 1000. Nesta segunda-feira (24), o jovem carioca de 18 anos perdeu de virada para o australiano Alex de Minaur, número 11 do mundo, e se despediu do Masters de Miami. O revés veio em parciais de 5/7, 7/5 e 6/3, em 2h31min.
A derrota não apaga a incrível campanha no torneio e a excelente partida de João Fonseca diante do australiano. O brasileiro esteve perto de vencer o duelo de hoje, tendo saído à frente nas quebras do terceiro set. Porém, Alex de Minaur, mais experiente, contornou bem a situação e virou o jogo para ficar com a vitória.
A partida
Como já era esperado na prévia da partida, o duelo entre João Fonseca e Alex de Minaur teve o ritmo ditado pelo brasileiro. Agressivo nos pontos, Fonseca encarou um oponente que é especialista nas devoluções e precisou saber controlar bem a hora certa de atacar.
Com um ótimo aproveitamento nos pontos em primeiro serviço no set inicial (89%), Fonseca conseguiu confirmar os games de saque sem ceder break-points. De Minaur também apresentou um serviço sólido e deu poucas chances para João nos pontos de devolução. Com 5 a 5 no placar, a parcial parecia se encaminhar para o tie-break. No entanto, o jovem brasileiro foi para cima no 11º game, fechou a rede e conquistou a quebra de serviço para abrir 6 a 5 e fechar o set na sequência.
Jogo duro
A segunda parcial começou com João Fonseca pressionando o Alex de Minaur e forçando o deuce no saque do rival. O australiano contornou bem a situação e, além de confirmar o serviço, buscou uma quebra de zero no game seguinte. Sem dificuldades, De Minaur confirmou o saque novamente e abriu 3 a 0 no placar.
O momento da partida era todo do australiano, que saiu vencendo de 30/0 no serviço seguinte do brasileiro. Sob pressão, João Fonseca converteu quatro pontos seguidos e evitou uma segunda quebra do adversário. O game colocou o jovem carioca de volta no jogo, que aproveitou alguns erros de De Minaur para devolver a quebra e sair da desvantagem.
A partir daí, o duelo ganhou corpo e todos os games passaram a ser bastante disputados. A busca incessante por winners fez Fonseca ceder um número elevado de erros não forçados. Mas, ao mesmo tempo, deu o ritmo necessário para o brasileiro pressionar o australiano e ficar mais perto de uma quebra. João, inclusive, chegou a ter três break-points a seu favor nos games seguintes, mas viu De Minaur salvar bem as quebras e confirmar os serviços.
Assim como no primeiro set, a segunda parcial parecia se encaminhar para uma definição por tie-break. Porém, desta vez, foi a vez do australiano conquistar uma quebra no último game para fechar em 7 a 5 e empatar a partida.
Ficou perto
O empate sofrido não abalou Fonseca, que começou com tudo no terceiro set. O brasileiro venceu os dois primeiros games do terceiro set, cedendo apenas um ponto ao australiano. Porém, uma sequência de erros no quarto game deixou João impaciente, que cedeu a quebra e o empate para De Minaur. O australiano, então, cresceu na partida, quebrou novamente o brasileiro e sustentou a vantagem até o final para ficar com a vitória.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY