O Time Brasil já iniciou a preparação de olho no confronto de abertura da Copa Davis, contra a França. A equipe brasileira realizou os primeiros treinos, nesta segunda-feira (27), no Palais des Sports, em Orléans, palco do confronto válido pela 1ª rodada dos Qualifiers. O duelo conttra os franceses acontece neste sábado (1º), às 10h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no DSports, disponível na Sky+.
A equipe brasileira conta com Thiago Wild, número 76 do ranking mundial da ATP, João Fonseca (99º) e Matheus Pucinelli (302º), além dos duplistas Rafael Matos (38º) e Marcelo Melo (39º). Com exceção de Melo, que se juntou à delegação apenas ao final das atividades, todos os tenistas participaram do primeiro treino.
Reconhecimento da quadra e expectativas para o jogo
Para o número 1 do Brasil, Thiago Wild, a adaptação não deve ser problema para os atletas. “A quadra não está fora do que esperávamos. São condições em que estamos acostumados a jogar. Viemos do piso duro na Austrália e alguns, assim como eu, já estávamos aqui na França”, disse o paranaense, que ainda se mostrou positivo contra os adversários. “Temos boas chances no confronto. Como toda semana de Copa Davis é um trabalho em equipe, então temos uns dias para se unir, trabalhar bem e brigar pela vitória”, completou.
Já o capitão do Time Brasil BRB, Jaime Oncins, reforçou a velocidade da quadra, mas enfatizou que os jogadores estarão prontos até os jogos. “Hoje, na verdade, foi mais um reconhecimento da quadra para ver como está o piso. Deu pra ver que a quadra está bem mais rápida que nos últimos confrontos que tivemos. De qualquer forma, vamos ter esses quatro dias de treino para podermos nos adaptar e ficarmos preparados”, disse.
Esta será a sexta vez que as equipes se enfrentam, com duas vitórias para o Brasil e três para os franceses. A última aconteceu em 2000, quando os brasileiros receberam os adversários em Florianópolis (SC) e venceram, por 4 a 1, com shows de Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Oncins e Francisco Costa.
João Fonseca em ascenção
Após entrar definitivamente no top 100 do ranking mundial da ATP, nesta segunda-feira (27), João Fonseca será um trunfo importante para o Time Brasil. O jovem carioca de apenas 18 ano fará a sua terceira participação na Copa Davis e está impulsionado por uma excelente sequência de resultados.
Em dezembro de 2024, fez história ao se tornar o primeiro sul-americano a conquistar o título do Next Gen ATP Finals, igualando o feito do italiano Jannik Sinner e do espanhol Carlos Alcaraz de atletas mais jovens a conquistar o torneio. João começou a temporada de 2025 com o pé direito, faturando o ATP Challenger 125 de Camberra. Ademais, este foi o segundo título de ATP Challenger em sua carreira, o primeiro foi o ATP Challenger 75 de Lexington, nos Estados Unidos, em agosto de 2024.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY