Siga o OTD

Tênis

Brasil bate Suécia e avança para a fase final da Copa Davis

Rafael Matos e Felipe Meligeni vencem nas duplas, Thiago Monteiro nas simples, Brasil bate Suécia e está no Grupo Mundial da Copa Davis

Brasil classificado para a fase final da Copa Davis
Thiago Monteiro superou Elias Ylmer e sacramentou a vitória brasileira diante da Suécia por 3 a 1 (André Gemmer/Green Filmes)

O Brasil está classificado para as finais do Grupo Mundial da Copa Davis. Neste sábado, a equipe nacional derrotou a Suécia nas duplas e em simples e fechou o duelo em 3 a 1. Depois do empate em 1 a 1 no primeiro dia, Rafael Matos e Felipe Meligeni venceram Filip Bergevi e Andre Goransson em sets diretos com parciais de 6/2 e 7/5. Em seguida, Thiago Monteiro superou Elias Ylmer por 4/6, 6/4 e 6/2 e garantiu a vitória brasileira na Arena de Helsinborg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com o resultado, o Brasil garantiu a classificação pela primeira vez para a fase de grupos da Copa Davis, desde que a competição teve seu formato alterado em 2019. A equipe espera pela definição dos adversários e pelo sorteio para saber quem vai enfrentar na disputa que acontece entre os dias 10 e 15 de setembro.

O capitão Jaime Oncins destacou o espírito de equipe na conquista desse resultado tão importante para o tênis brasileiro. “Esse momento, com certeza, vai ficar gravado na memória de todo mundo. Eu só tenho a dizer que tenho um orgulho muito grande deste time, todos os jogadores comprometidos, deixaram suas coisas de lado para estarem aqui, numa união muito grande e com um objetivo único que era vencer”, destacou Oncins.

Bom começo nas duplas

O Brasil voltou a liderar o confronto diante da Suécia com a vitória de Rafael Matos e Felipe Meligeni sobre Filip Bergevi e Andre Goransson. Após conseguir uma quebra logo no primeiro game, os brasileiros dominaram completamente a parcial inicial e conseguiram fechar em 6/2.

No segundo set, Rafael Matos e Felipe Meligeni conseguiram uma quebra no terceiro game e lideraram o jogo até o momento em que tiveram a oportunidade de sacar para selar a vitória. Foi justamente quando os suecos impediram os brasileiros de confirmar o saque.

Apesar do susto, Rafael Matos e Felipe Meligeni não se abalaram, se mantiveram superiores e fecharam o segundo set em 7/5. Confira abaixo o ponto da vitória.

“Feliz de ter conseguido esse ponto para o Brasil. Era um jogo muito difícil, primeira vez que jogamos um ponto desse no 1 a 1”, contou Meligeni. “A energia foi fundamental, tanto a nossa quanto a do time fora de quadra apoiando”, completou Matos.

Virada do Thiago Monteiro

Thiago Monteiro Copa DAvis Brasil x Suecia
André Gemmer/Green Filmes

Com o resultado nas duplas, bastava uma vitória de simples para o Brasil eliminar a Suécia e avançar ao Grupo Mundial da Copa Davis. Mas Elias Ymer começou melhor, quebrou o serviço de Thiago Monteiro no quarto game e abriu 3/1. O brasileiro, no entanto, devolveu a quebra e conseguiu igualar o confronto em 3/3. O empate persistiu até o décimo e último game, quando o sueco conseguiu outro break para fechar o primeiro set em 6/4.

O segundo set começou com uma quebra para cada lado, mas depois o equilíbrio persistiu nos games seguintes. No oitavo game, Thiago Monteiro sofreu para confirmar seu serviço, mas conseguiu deixar tudo igual em 4/4. No game seguinte, o brasileiro conseguiu quebrar o saque de Ylmer e virou o jogo.

Em seguida, o tenista sueco pediu atendimento médico na quadra por causa de dores no ombro direito. Na volta, Thiago Monteiro sacou para fechar a parcial em 6/4 e empatar o jogo. O Brasil estava a um set do Grupo Mundial da Copa Davis.

No terceiro e decisivo set, o caminho da vitória brasileiro começou a ficar mais claro depois de duas duplas faltas seguidas de Elias Ylmer, que deram a Thiago Monteiro a quebra no terceiro game. No quinto, mais uma vez o brasileiro impediu o sueco de confirmar o serviço e abriu 4/1.

Embalado, Thiago Monteiro abriu 5/1 com saque a seu favor. Na sequência, Elias Ylmer sacou pela sobrevivência e conseguiu acabar com a sequência de duas quebras seguidas. Com o 5/2 no placar, o brasileiro sacou para fechar o jogo. Completamente dominante, ele chegou a 40/0 e tinha três match points a seu favor. Mas garantiu a vitória logo no primeiro para assegurar o Brasil entre as 16 melhores da Copa Davis.

Sonho

“Estou muito feliz de conseguir ajudar o Brasil a se classificar para o Finals da Copa Davis. Desde a minha estreia no time, em 2016, era um grande sonho contribuir para isso. O sonho foi realizado, todo o time se empenhou, lutou muito e se entregou até o final. Sem dúvidas, sem o trabalho e o empenho de todos, nada disso seria possível. Estou muito orgulhoso em fazer parte deste time e agora vamos para o Finals”, disse o Thiago Monteiro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis