Siga o OTD

Tênis

Brasil sai na frente, mas leva empate da Suécia na Copa Davis

Monteiro fez o primeiro ponto para o Brasil na Copa Davis vencendo número 364 do ranking, mas Heide tomou virada do 160º colocado

Thiago Monteiro vibra com ponto em jogo da Copa Davis de Tênis
Thiago Monteiro (Foto: @andregemmer/ @greenfilmes_59)

Tudo igual. O confronto entre Brasil e Suécia pelo Qualificatório da Copa Davis de tênis está empatado em 1 a 1. Nesta sexta-feira (2), aconteceram os dois primeiros jogos, que terminaram com uma vitória para cada lado. Thiago Monteiro (119º) derrotou Karl Friberg (364º) com 6/3, 7/6[5]. Os suecos igualaram com Elias Ymer (160º) vencendo Gustavo Heide (214º) de virada, com 4/6, 6/1 e 6/3.

Neste sábado (2), estão previstas até três partidas. O primeiro duelo acontece às 9h (horário de Brasília) e vai reunir Rafael Matos e Felipe Meligeni contra Filip Bergevi e Andre Goransson. Em seguida, Thiago Monteiro pode retornar à quadra para jogar contra Elias Ymer. Caso necessário, Heide fecha a participação diante de Karl Friberg.

O duelo entre Brasil e Suécia acontece na Helsingborg Arena, que tem quadra de piso duro e fica localizada na cidade sueca de Helsingborg. O time vencedor garante vaga na fase final da Copa Davis, que vai contar com 16 países. Austrália e Itália, finalistas da última edição, além de Grã-Bretanha e Espanha, convidadas, já estão classificadas. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Monteiro abre o placar

O primeiro duelo foi entre Thiago Monteiro e Karl Friberg. Mais de 200 posições acima  no ranking da ATP, o brasileiro fez valer seu favoritismo prévio e iniciou a partida vencendo os três primeiros games. O sueco até tentou pressionar o saque de Monteiro, mas não conseguiu devolver a quebra e a primeira parcial terminou em 6/3. 

Na parcial seguinte, o confronto pareceu um pouco mais equilibrado e os quatro primeiros games terminaram com os sacadores vencendo. No quinto game, Monteiro pressionou o saque de Friberg e conquistou a primeira quebra do set. Contudo, ele foi quebrado logo depois do rival abrir 0-40. O duelo seguiu equilibrado e a decisão foi para o tie-break. Nele, o brasileiro fez 7-5 e conquistou a vitória.  

Heide leva virada

Logo após a vitória de Thiago Monteiro, foi a vez de Gustavo Heide entrar em ação. O jovem tenista brasileiro ocupa atualmente a posição 214 da ATP enquanto seu rival, Elias Ymer, está em 160º lugar. Apesar disso, a diferença dos rankings não apareceu no primeiro set. Heide fez um jogo sólido em seu serviço e pressionou bastante o saque do rival. Ele converteu o único break point de toda parcial no nono game e depois sacou para abrir 1 a 0 com 6/4.

As coisas ficaram bem diferentes na segunda parcial. Heide voltou cometendo mais erros e viu Ymer conquistar duas quebras e abrir 5/0. Ele até esboçou uma reação confirmando um game, mas sofreu o empate na sequência: 6/1. O sueco continuou exigindo do brasileiro nas devoluções e converteu break points no terceiro e nono game para consolidar sua vitória, 6/3.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Tênis