Siga o OTD

Tênis

João Fonseca nomeado Campeão Mundial Juvenil pela ITF

Líder do ranking mundial, João Fonseca recebe prêmio de Campeão Mundial Juvenil da Federação Internacional de Tênis

João Fonseca termina 2023 na liderança do ranking mundial e é eleito campeão mundial juvenil de 2023 pela ITF
(Foto: Daniel Kopatsch/ITF)

Uma das principais promessas do tênis brasileiro, João Fonseca terminou o ano em primeiro lugar no ranking mundial juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF). Com grandes resultados na temporada, a ITF o nomeou como campeão mundial juvenil de 2023. O jovem tenista de 17 anos se junta a Gustavo Kuerte, Bruno Soares e Marcelo Melo que já haviam sido escolhidos pela entidade para receber o prêmio anteriormente.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Oficialmente, não existe um Campeonato Mundial de tênis. Mas desde 1978, um painel da ITF elege os melhores tenistas do ano, que recebem o título de campeão mundial. O Brasil já tinha três tenistas premiados: Guga (simples – 2000), Bruno Soares (duplas – 2016) e Marcelo Melo (duplas – 2017). João Fonseca se torna o quarto brasileiro a receber o título de campeão mundial de tênis, sendo o primeiro a receber a honraria na categoria juvenil.
+ Prêmio de melhor atleta no PBO renomeado para Troféu Rei Pelé
+ Jenna Gray tem lesão no tornozelo e desfalca Minas no Mundial de Clubes
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Tenho muito orgulho da minha carreira juvenil e de ser o primeiro brasileiro a terminar o ano como líder do ranking na categoria e receber o prêmio de Campeão Mundial da ITF. Nós tivemos grandes jogadores juvenis ao longo dos anos. Então eu espero inspira a próxima geração e conquistar todas as coisas incríveis que as lendas do tênis brasileiro conseguiram”, afirmou João em entrevista ao site da ITF.

O ano de João Fonseca

João Fonseca fez 39 partidas de simples no circuito juvenil em 2023, terminando com um histórico de 31 vitórias e apenas oito derrotas. O brasileiro ainda conquistou dois títulos, vencendo o US Open e o J300 de Roehampton. Nas duplas, foram 15 vitórias em 21 jogos disputados, incluindo um vice-campeonato no Australian Open.

Ele também participou de alguns torneios profissionais no circuito Challenger da ATP e fez a sua estreia em um torneio da elite mundial, recebendo um convite para participar do Rio Open. “Tudo tem acontecido muito rápido. No começo do ano eu estava na luta para participar dos Grand Slams. Mas no final eu já estava participando de alguns torneios profissionais no Brasil. 2023 tem sido um ano incrível e tenho certeza que eu dei o próximo passo para minha carreira profissional”, concluiu João.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Tênis