Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad chega à 3ª rodada de Wimbledon pela primeira vez

Bia Haddad vence romena, outra vez de virada, e avança à terceira rodada de Wimbledon pela primeira vez

Bia Haddad vibra com vitória sobre romena no Grand Slam de Wimbledon
(Foto: WTA)

Mais uma vitória de virada! Bia Haddad Maia derrotou a romena Jaqueline Cristian (133º), 4/6, 6/2 e 6/4), nesta quinta-feira (06), e se classificou para a terceira rodada de Wimbledon. É a primeira vez na carreira que a brasileira atinge esta fase no Grand Slam britânico, após quatro participações. Sua próxima adversária será a letã Jelena Ostapenko ou a romena Sorana Cirstea.

Assim como aconteceu em sua estreia, Bia Haddad precisou encarar uma batalha de três sets para avançar em Wimbledon. Desta vez, a brasileira chegou a estar em vantagem no primeiro set, mas sofreu a virada e perdeu por 6/4. Já na segunda parcial, ela se impôs e foi dominante, ganhando por 6/2. Por fim, no terceiro set, conseguiu controlar bem a partida e venceu por 6/4.

Atualmente na 13ª colocação do ranking mundial, Bia Haddad Maia chega na terceira rodada de Wimbledon pela primeira vez na carreira. Ela havia parado na segunda rodada em 2017 e em 2019, além de ter caído na estreia em 2022. Considerando todos os Grand Slams, esta é apenas a segunda vez que ela ultrapassa a barreira dos dois jogos. Há pouco mais de um mês, a paulista de 27 anos parou na semifinal de Roland Garros.

Buscando ir além em sua campanha, Bia Haddad agora enfrentará a romena Sorana Cirstea (37ª) ou a letã Jelena Ostapenko (17ª), que jogam ainda nesta quinta-feira. Ostapenko é uma das maiores algozes da brasileira no circuito, tendo vencido as quatro partidas que já fizeram. A última delas, no WTA 1000 de Miami, em março. Já Cirstea venceu quatro dos cinco jogos que fez contra Bia.

Como foi o jogo

Bia Haddad Maia faz força durante partida de segunda rodada no Grand Slam de Wimbledon
Bia Haddad oscilou no primeiro set (Foto: WTA)

Após confirmações iniciais, Bia Haddad saltou a frente do placar com uma quebra de 0 no quinto game. Ela, no entanto, não conseguiu sustentar a vantagem e teve o break devolvido logo na sequência, empatando o duelo em 3/3. As duas tenistas confirmaram seus saques seguintes e a decisão ficou para a reta final. No nono game, Bia chegou a ter um break point, mas desperdiçou. Na sequência, sofreu a quebra e perdeu o set em 6/4.

Assim como aconteceu em seu jogo de estreia, Bia voltou com uma postura diferente para o segundo set, depois da derrota no primeiro. Ela teve dois break points logo no game inicial de serviço, mas desperdiçou. Na sequência, porém, seguiu agressiva e conseguiu a quebra, saltando a frente em 2/1. Ela ainda teve outro break no quinto game e manteve-se na dianteira até vencer o set por 6/2.

Já no set decisivo, Bia começou dando trabalho para o saque adversário no início da parcial e já teve oportunidade de quebrar o serviço, mas desperdiçou. Apesar disso, seguiu melhor e saltou a frente com um break no quarto game, em 3/1. A partir daí, a brasileira controlou bem a partida e se impôs. Não sofreu sustos e saiu vencedora em 6/4.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis