Siga o OTD

Tênis

Chuva atrapalha, mas Bia vence de virada na estreia de Wimbledon

Após diversos atrasos por conta da chuva, Bia Haddad supera Putintseva e avança à segunda rodada de Wimbledon

Bia Haddad vibra com vitória sobre Putintseva na estreia de Wimbledon
(Foto: Jimmie48/WTA)

Depois de muitos atrasos por conta da chuva, Bia Haddad Maia estreou com vitória em Wimbledon. A brasileira superou a cazaque Yulia Putintseva de virada, por 2 sets a 1 (3/6, 6/0 e 6/4), nesta quarta-feira (5). A partida, que deveria acontecer na véspera, precisou ser adiada em um dia, levou quase duas horas para começar após a programação inicial e ainda foi paralisada em duas oportunidades.

Atualmente na 13ª colocação do ranking mundial, Bia Haddad demorou um pouco para entrar na partida. Número 56 do mundo, a cazaque venceu o primeiro set, que teve duas interrupções pela chuva, após uma quebra no início da parcial. Na segunda parcial, a brasileira impôs seu jogo e venceu com um pneu, forçando o terceiro set. Por lá, chegou a ter 4/1, tomou o empate, mas venceu por 6/4.

“Foi um jogo duro, uma primeira rodada contra uma jogadora perigosa. No nosso histórico, o nosso último jogo foi 7/6 no terceiro set. Não comecei da forma como gostaria, acabei cometendo bastante erro no primeiro set, mas acho que as duas primeiras paradas da chuva me ajudaram a refletir. Conversei um pouco com o Rafa (Paciaroni, técnico) e consegui melhorar a minha mentalidade durante o jogo”, disse a tenista. “Consegui jogar em alto nível em alguns momento, mas sei que ainda preciso melhorar algumas coisas, principalmente quando estou na frente do placar. No geral, estou muito feliz.”

Bia Haddad em duelo contra Putintseva no Grand Slam de Wimbledon
Bia Haddad aplicou um pneu no segundo set (Foto: Jimmie48/WTA)

Com a vitória, Bia se garante na segunda rodada de Wimbledon pela terceira vez em sua carreira, repetindo os desempenhos de 2017 e de 2019. Agora, a brasileira busca chegar na terceira rodada do Grand Slam britânico pela primeira vez. Sua próxima adversária será a romena Jaqueline Cristian (133ª), que passou pela italiana Lucia Bronzetti (47ª) na estreia.

Vale destacar que Bia Haddad vem de uma histórica campanha no último Grand Slam da temporada, em Roland Garros, há pouco mais de um mês. Ela venceu cinco partidas e perdeu na semifinal, para a líder do ranking mundial, a polonesa Iga Swiatek. Na ocasião, a tenista tornou-se a primeira brasileira a chegar na semi do Major francês na Era Aberta.

Como foi o jogo

Depois de quase duas horas de espera, a estreia de Bia Haddad em Wimbledon enfim aconteceu. O começo, no entanto, não foi como o esperado e a brasileira foi quebrada logo em seu primeiro game de saque. Putintseva seguiu melhor na partida e abriu 4/1, no momento em que a chuva voltou e interrompeu o duelo pela primeira vez.

Bia Haddad em ação em Wimbledon, após chuva
Bia não teve um bom início de primeiro set em Wimbledon (Foto: Jimmie48/WTA)

A partida retornou após cerca de uma hora parada, mas logo voltou a ser interrompida, depois de apenas três games disputados, quando Bia com 5/2 contra. O duelo voltou após quase 30 minutos. A brasileira ainda tentou entrar na partida e confirmou seu serviço, mas Putintseva confirmou a vitória no set na sequência, em 6/3.

Para a segunda parcial, Bia Haddad entrou com uma postura mais agressiva em quadra. Ela confirmou seu primeiro serviço de zero e quebrou o saque da adversária em seguida. No terceiro game, chegou a salvar break point, mas conseguiu confirmar o saque. A partir daí, foi dominante e venceu todos os games seguintes para ganhar o set com um pneu, em 6/0.

Já no set decisivo, Bia manteve-se bem, assim como estava na parcial anterior. Ainda que com dificuldade, ela confirmou seus serviços iniciais e saltou a frente do placar com uma quebra no quarto game. A brasileira chegou a abrir 4/1 e teve dois break points no sexto game, mas desperdiçou. Ela teve a quebra devolvida e sofreu o empate, mas voltou a quebrar no 12º game e levou a vitória.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis