Siga o OTD

Tênis

Felipe Meligeni vai à final do Challenger de Lyon

Felipe Meligeni se recupera de placar desconfortável, vira sobre espanhol e vai à final do Challenger de Lyon

Felipe Meligeni em ação no Challenger de Lyon
(Foto: Antoine Merlet)

Felipe Meligeni está na final do Challenger de Lyon! Seguindo a ótima sequência na semana, o brasileiro (156º) derrotou o espanhol Alejandro Moro Canas (305º) de virada, por 2 sets a 1 (6/7 [6], 7/6 [2] e 6/4), neste sábado (17). Seu próximo adversário será o suíço Alexander Ritschard (195º) ou o francês Gabriel Debru (522º).

Quarto jogo de Meligeni em Lyon, quarta vitória em três sets. Assim como no duelo anterior, ele encarou dois tie-breaks, vencendo um e perdendo o outro. Desta vez, o brasileiro demonstrou resiliência para sair de um placar desconfortável para virar o duelo e chegar à final. Após perder o primeiro set no tie-break por 7-2, Meligeni chegou a ter 6/5 de desvantagem no segundo set, com saque para o adversário.

No entanto, ele conseguiu quebrar o saque do espanhol de 0 em um game em que se impôs e forçou um novo tie-break. Por lá, o brasileiro foi dominante, venceu por 7-2 e assim levou a decisão para o terceiro set. Mantendo o bom ritmo do set anterior, Felipe Meligeni conseguiu uma quebra no quinto game e manteve-se a frente até fechar o duelo em 6/4, sem maiores sustos. A partida durou 2h53min.

Elevador

Atualmente na 156ª colocação do ranking mundial, o brasileiro já ganhou 53 pontos com a campanha no Challenger de Lyon. Assim, está ganhando 16 posições na classificação, atingindo o 140º posto na atualização momentânea. Caso seja campeão, ele irá para o 128º lugar, atingindo o melhor ranking da carreira e voltando a ser o número 2 do Brasil, ultrapassando Thiago Wild (atualmente em 130º).

Esta é a primeira final de Felipe Meligeni em um Challenger nesta temporada. Em seu histórico, chegou a final de um torneio do tipo em três oportunidades, tendo vencido duas, em São Paulo (2020) e em Iasi (2022). O adversário do brasileiro na final de Lyon será o suíço Alexander Ritschard (195º) ou o francês Gabriel Debru (522º), de apenas 17 anos de idade, que entrou no torneio com convite da organização.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis