Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad Maia entra no top-10 do ranking da WTA

Após campanha história em Roland Garros, Bia Haddad Maia é a primeira tenista brasileira a entrar no top-10 do ranking de simples da WTA

Bia Haddad Maia em Roland Garros WTA
(Foto: divulgação/WTA)

Pela primeira vez na história, uma brasileira está no top-10 do ranking de simples da WTA, a Associação Profissional do tênis feminino. Com a grande campanha em Roland Garros, onde alcançou a semifinal, Bia Haddad Maia subiu para a décima posição da lista. A notícia foi confirmada após o título da polonesa Iga Swiatek na final realizada neste sábado (10) em Paris.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Bia Haddad Maia chegou a Roland Garros como 14ª colocada do ranking de simples da WTA. Como durante o torneio caíram os pontos do WTA 250 de Nottingham, onde Bia foi campeã em 2022, a brasileira precisava de uma boa campanha para aumentar sua pontuação. Mas a brasileira atingiu a semifinal, perdendo apenas para Swiatek que é a líder do ranking. Bia precisava do título da polonesa sobre a tcheca Karolina Muchova para garantir o top-10 inédito. Iga Swiatek ganhou a final em 6/2, 5/7 e 6/4. Assim, a polonesa manteve a ponta do ranking e ainda ajudou a brasileira a entrar na lista das dez melhores tenistas da atualidade.
+ Caio Souza vai ao pódio na Copa do Mundo de ginástica artística
+ Ygor Coelho perde nas quartas de final do Masters da Dinamarca

+ Omira Estácia para na semifinal da Copa do Mundo de canoagem
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Brasileiros no top-10

Bia Haddad Maia é a sétima brasileira a entrar no top-10 do ranking das associações profissionais do tênis – ATP para os homens e WTA para as mulheres. Na ATP, Gustavo Kuerten já foi o líder do ranking de simples, enquanto Marcelo Melo liderou nas duplas. Também entraram no top-10 dos duplistas: Bruno Soares (2º), Cássio Motta (4º) e Carlos Kirmayr (6º). Já na WTA, Luisa Stefani foi a primeira brasileira a entrar no top-10, ao alcançar o 9º lugar no ranking de duplas. Bia Haddad Maia já havia alcançado o 10º lugar nas duplas após vencer o Masters de Madri este ano, mas agora entrou no top-10 também em simples.

Vale destacar que a maior tenista da história do Brasil, Maria Esther Bueno teve seu auge antes do surgimento da WTA em 1971. Na época da dona de 19 títulos de Grand Slam (sete em simples e 12 nas duplas) a Federação Internacional de Tênis (ITF) lançava um ranking ao final do ano para elencar os melhores tenistas da temporada de acordo com suas conquistas. Maria Esther Bueno ficou em primeiro lugar na lista em quatro anos: 1959, 1963, 1964 e 1966.

Maria Esther Bueno em Wimbledon
Maria Esther Bueno em Wimbledon (Foto: Arquivo)

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Tênis