Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro supera dura estreia no Masters de Madrid

Após jogo duro, Thiago Monteiro bate croata e avança à segunda rodada do Masters de Madrid

Thiago Monteiro enquanto vibra no Masters de Madrid / Roland Garros / Challenger
(Foto: Fotojump)

Em um jogo com saques muito fortes, o brasileiro Thiago Monteiro bateu o croata Borna Gojo por 2 sets a 1 (7/6 [9], 4/6 e 6/3), nesta quarta-feira (26), e avançou à segunda rodada do Masters 1000 de Madrid, na Espanha. Assim, o tenista cearense chegou à segunda rodada de um ATP 1000 pela segunda vez seguida, repetindo o feito de Miami, em março. Ele enfrentará o russo Karen Khachanov na próxima fase.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Thiago Monteiro aparece em 97º lugar do ranking mundial e enfrentou o 110º colocado, que veio do qualifying. Os dois atletas sacaram muito bem ao longo de toda a partida e, juntos, fizeram um total de 31 aces, com apenas duas quebras, em 2h14min. O primeiro set foi para o tie-break, com vitória do brasileiro após sair de um 5-2 contra. O croata venceu o segundo por 6/4 e Thiago ganhou a parcial decisiva por 6/3.
+ Rebeca Andrade estrela campanha de sustentabilidade
+ Rodolpho Riskalla é suspenso provisoriamente por violar regra antidoping
+ Como a Reforma da Previdência pode interferir na Olimpíada de Paris?
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Garantido na segunda rodada, Thiago Monteiro já iguala o desempenho do Masters de Miami, quando superou a estreia e caiu em seguida para o canadense Felix Auger-Aliassime. Na próxima fase, o brasileiro de 28 anos terá o russo Karen Khachanov, 12º colocado do ranking mundial e cabeça de chave número 10.

Como foi o jogo

O saque foi a marca do primeiro set. Os dois tenistas impuseram serviços muito fortes para confirmar os games com rapidez e nenhum deles precisou jogar com break point contra. O croata, aliás, cedeu apenas um ponto ao brasileiro em todos os seis games de serviço que teve. Dessa forma, a parcial teve que ir para o tie-break.

Thiago Monteiro sacando no Masters de Madrid
Thiago Monteiro sacou muito bem no primeiro set (Foto: Fotojump)

Por lá, Borna chegou a ter 5-2, com dois saques a seu favor, mas Thiago conseguiu aquilo que não havia feito em todo o set: teve duas mini-quebras e passou a frente do placar. Os dois trocaram novas confirmações até que o brasileiro fechou a parcial em 11-9. O croata anotou 12 aces nesta parcial, enquanto o brasileiro marcou cinco.

No segundo set, o cenário mudou. Thiago sofreu uma quebra logo no terceiro game e ficou atrás do marcador. No sexto game, o brasileiro chegou a ter 15-40 e teve três oportunidades para devolver o break, mas desperdiçou. O croata seguiu a frente até fechar em 6/4.

Já no terceiro set, os dois tenistas confirmaram seus serviços iniciais, ainda que com certa dificuldade. Monteiro chegou a uma quebra no sexto game, aproveitando-se de dupla falta do adversário. Ele chegou a ter 0-30 em seguida, mas virou e sustentou a vantagem. O cearense assim permaneceu até fechar em 6/3 e avançar de fase.

Outros brasileiros

Além de Thiago Monteiro, o Brasil conta com quatro representantes no Masters de Madrid. Bia Haddad é cabeça de chave em simples e vai estrear nesta quinta-feira (27), contra a russa Mirra Andreeva. Luisa Stefani joga duplas ao lado da canadense Gabriela Dabrowski, assim como Marcelo Melo e Rafael Matos, que jogam com o alemão Alexander Zverev e o espanhol David Vega Hernandez, respectivamente.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis