Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

João Fonseca e Ymanitu Silva são vices no Australian Open

João Fonseca (juvenil) e Ymanitu Silva (tênis em cadeira de rodas) perdem finais e ficam com o vice do Australian Open

João Fonseca Alexander Blockx Australian Open
João Fonseca, de 16 anos (à esquerda), e belga Alexander Blockx (Foto: Tennis Australia)

Depois do histórico título de Luisa Stefani e Rafael Matos nas duplas mistas, o Brasil disputou mais duas finais no Australian Open nesta sexta-feira (27). Entretanto, perdeu ambas e ficou com dois vices. João Fonseca e o belga Alexander Blockx perderam para os norte-americanos Tien/Williams na chave de duplas juvenil, enquanto Ymanitu Silva e o sul-africano Donald Ramphadi caíram para os holandeses Schroder/Vink no torneio de duplas do Quad, do tênis em cadeira de rodas.

+ Luisa Stefani e Rafael Matos são campeões do Australian Open

Cabeças de chave número 1, João Fonseca e Alexander Blockx vinham de quatro vitórias antes da decisão do torneio de duplas masculinas do Australian Open Juvenil. Na final, enfrentaram Learner Tien/Coooper Williams, sétima mais dupla bem ranqueada do torneio, e foram derrotados por 2 sets a 0, com um duplo 6/4.

Esta foi apenas a segunda vez que um brasileiro chegou a uma final do Australian Open Juvenil. A primeira foi em 2010, quando Tiago Fernandes conquistou o título de simples. Assim, o vice de João Fonseca foi o primeiro do país na chave juvenil do Grand Slam disputado em Melbourne. Também foi a primeira grande final juvenil depois de Matheus Pucinelli em Roland Garros-2019.

Tênis em cadeira de rodas

Ymanitu Silva Niels Vink Australian Open
Ymanitu Silva disputou o AusOpen pela primeira vez (Foto: Arquivo/Ale Cabral/CPB)

Enquanto isto, no torneio Quad do tênis em cadeira de rodas, Ymanitu Silva conquistou seu segundo vice em um Grand Slam, o primeiro no Australian Open. Jogando ao lado do sul-africano Donald Ramphardi, o catarinense perdeu para os holandeses Niels Vink e Sam Schroder por 6/1 e 6/3. Schroder/Vink é a líder do ranking mundial e atual campeã paralímpica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estou muito feliz com o vice-campeonato, quero agradecer a torcida de vocês durante essa semana e toda minha carreira. Receber esse carinho é muito importante. Sensação incrível disputar meu primeiro Slam aqui na Austrália, isso é muito importante pra mim. Demonstra toda a dedicação e trabalho meu e da minha equipe técnica. Não é fácil chegar até aqui, só quem trabalha duro como a gente sabe que é difícil, mas os sonhos podem se tornar realidade”, disse Ymanitu Silva.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia