Siga o OTD

Tênis

Time Brasil é convocado para duelo contra China na Copa Davis

Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Matheus Pucinelli, Gustavo Heide e Rafael Matos enfrentam a China pela Copa Davis em Florianópolis

Brasil na Copa Davis - brasileiro Gustavo Heide joga a bola no ar para executar saque
Gustavo Heide é a novidade do Brasil para enfrentar a China (Foto: Luiz Cândido/CBT)

Está definido o Time Brasil BRB que enfrenta a China pelos playoffs do Grupo Mundial I da Copa Davis. Nesta terça-feira, o capitão Jaime Oncins convocou os cinco representantes do país no torneio, que acontece nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).

Para o duelo contra os chineses os chamados foram: Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Matheus Pucinelli, Gustavo Heide e Rafael Matos. Realizado em dois dias, os playoffs terão dois jogos de simples na sexta-feira, com início marcado para às 12h. Enquanto, no sábado, acontecem uma partida de duplas e duas de simples, a partir das 10h30.

+ Chuva e calor extremo adiam estreia de Bia Haddad Maia no Australian Open

Com poucas mudanças em relação à última convocação, Oncins destacou o momento dos jogadores. “São os que vivem melhor fase atualmente. O Thiago é o nosso tenista mais experiente, junto com o Felipe, enquanto o Matheus vem jogando bem no saibro. Ainda contamos com o Rafael, que teve um ótimo ano nas duplas”, disse.

Ao citar a única cara nova entre os chamados, o capitão comentou que, apesar de jovem, Gustavo Heide já tem certa experiência na Davis. “Gosto muito do jogo dele e tive boas impressões de quando veio para auxiliar a equipe nos treinamentos. É uma boa oportunidade tanto para ele, quanto para a nossa equipe. Ele tem muito a crescer”, explicou.

Escolha pelo saibro

Com o Brasil podendo definir o local e o piso para o confronto, a escolha foi pautada na decisão técnica do capitão, que optou pelo saibro, em quadra aberta e a nível do mar, por considerar de maior dificuldade para os rivais. “Pelo que estudamos dos adversários, eles costumam ir melhor nas quadras rápidas, então buscamos um ambiente em que tire a comodidade deles e favoreça os nossos atletas”, completou.

Esta será a primeira vez que o Brasil enfrenta a China pela Copa Davis. Se vencer, o Brasil permanece no Grupo Mundial I e disputa em setembro uma vaga para os Qualifiers de 2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Tênis