Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad Maia e Ingrid Martins avançam no WTA de Portoroz

Bia Haddad bate espanhola e vai às quartas de final do WTA de Portoroz. Ingrid Martins e russa avançam à semi nas duplas

Bia Haddad Maia WTA de Portoroz
(Foto: Zavarolnica Sava Portoroz)

As brasileiras Beatriz Haddad Maia e Ingrid Gamarra Martins venceram seus respectivos jogos nesta quarta-feira (14) e avançaram no WTA 250 de Portoroz, na Eslovênia. Bia passou pela espanhola Cristina Bucsa por 2 sets a 0 (6/1 e 6/4) e se garantiu nas quartas de final do torneio de simples. Ingrid, ao lado da russa Fomina Klotz, derrotou Timea Babos/Tamara Zidansek e avançou à semi da chave de duplas.

+ Luisa Stefani volta às quadras com vitória no WTA de Chennai

Cabeça de chave número 2 do torneio, Bia Haddad Maia vinha de uma estreia dura no WTA 250 de Portoroz, diante da dinamarquesa Clara Tauson. Na segunda rodada, a brasileira que é número 18 do ranking mundial conseguiu se impor sobre Cristina Bucsa (110ª) no início e venceu o primeiro set com tranquilidade, por 6/1.

Na segunda parcial, porém, o cenário mudou. A espanhola cresceu no jogo e passou a dar trabalho para Bia Haddad, em especial nos games de serviço da brasileira. Bia se segurou até o sexto game, quando foi quebrada após salvar três break points. No entanto, a brasileira mostrou poder de reação e devolveu a quebra logo na sequência, impondo uma nova quebra em seguida para fechar em 6/4.

Garantida entre as oito melhores tenistas do WTA 250 de Portoroz, Bia Haddad está somando pontos importantes para o ranking mundial. Com a campanha de duas vitórias, ela já ganha duas posições na classificação, aparecendo momentaneamente em 16º lugar. A brasileira enfrentará nas quartas de final a romena Ana Bogdan (65ª), que passou pela anfitriã Tamara Zidansek nas oitavas.

Ingrid Martins vai à semifinal de duplas

Além de ser derrotada em simples, Tamara Zidansek também caiu nas duplas. E teve uma brasileira como algoz. Ingrid Gamarra Martins e a russa Fomina Klotz derrotaram a eslovena e sua parceira húngara Timea Babos por 2 sets a 1 (6/4, 2/6 e 10-8). Ingrid/Fomina chegou a ter 8-6 contra no match tie-break, anotou quatro pontos seguidos e conseguiu a virada.

Ingrid Martins WTA de Portoroz
Ingrid Gamarra Martins e a a russa Fomina Klotz fazem grande campanha na Eslovênia (Foto: Divulgação/Zavarolnica Sava Portoroz)

Com a classificação à semifinal do WTA de Portoroz, Ingrid Gamarra Martins também ganha importantes pontos no ranking mundial de duplas. Atual 174ª colocada da classificação, ela está ganhando 18 posições com a campanha, atingindo o melhor ranking de sua carreira. Em caso de ida à final, ela poderá ficar próxima do top-140, tornando-se a segunda melhor brasileira de duplas da WTA, atrás de Bia Haddad.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As adversárias de Ingrid e Fomina Klotz na semifinal de Portoroz ainda estão indefinidas. Elas serão conhecidas somente nesta quinta-feira, quando a espanhola Cristina Bucsa e a eslovaca Tereza Mihalikova enfrentarão as russas a Anastasia Potapova e Yana Sizikova, cabeças de chave número 2.

Laura Pigossi eliminada

Se o dia foi bom para Bia Haddad e para Ingrid Martins, o mesmo não aconteceu com Laura Pigossi. A medalhista olímpica, ao lado da romena Ioana Olaru, perdeu das húngaras Réka Jani e Panna Udvardy por 2 sets a 0 (7/5 e 6/0), com direito a pneu na segunda parcial. Assim, a dupla foi eliminada nas quartas de final do WTA de Bucareste, na Romênia.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis