Siga o OTD

Tênis

Gustavo Heide aplica pneu, bate Oscar Gutierrez e fica com o ITF de Brasília

Paulista perdeu o primeiro set para o gaúcho, passou o carro no segundo e precisou superar uma quebra atrás no terceiro para conquistar o segundo título de simples em pouco mais de um mês

gustavo heide tênis itf de recife ITF Brasília Oscar Gutierrez Challenger de Coquimbo ITF M25 de Ibagué
Gustavo Heide após vencer o ITF de Recife (João Pires/@fotojump/arquivo)

O paulista Gustavo Heide venceu o gaúcho Oscar Gutierrez na final brasileira do ITF de Brasília neste domingo (7) e conquistou na capital federal o segundo título de simples em pouco mais de um mês. Havia sido campeão antes no ITF de Recife no final de setembro. Desta vez, ele saiu atrás, se recuperou e aplicou um pneu no segundo set, mas precisou reverter uma quebra de desvantagem no terceiro e decisivo para sair da quadra com o troféu. Ao final de mais de duas horas de duelo, marcou 2/6, 6/0 e 6/4.

Ainda neste domingo, três brasileiros entraram em quadra pela primeira rodada de classificatórios de challengers. Thomaz Bellucci perdeu por 2 a 0, com 6/4 e 6/2 nas parciais, para o ucraniano Vladyslav Orlov e foi eliminado em Roanne, na França. Já em Montevidéu, Rafael Matos tomou um duplo 6/2 do espanhol Nicolas Varona e também está fora. Ainda na capital uruguaia, Gilbert Klier venceu o anfitrião Dario Acosta por 6/3 e 7/5 e avançou.

Pneu, virada e taça

O primeiro set começou a pegar fogo no terceiro game, quando Gutierrez sofreu para conseguir confirmar o serviço. A seguir, no quarto, foi ele quem colocou muita pressão no saque de Heide e, após muita luta de ambos, conseguiu a quebra. No quinto game Gustavo Heide voltou a pressionar na devolução, mas novamente o rival se safou e confirmou o saque. No oitavo, Oscar Gutierrez conseguiu um duplo set point no serviço do rival e não perdoou, fazendo 1 a 0 com 6/2 na parcial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Todas as quebras que Heide deixou escapar no primeiro set vieram no segundo, e com juros. Foram três, no primeiro, terceiro e quinto games, dando um pneu (6/0) no adversário. A parcial foi toda dele, com “jogo” apenas no quarto game. Nos outros cinco, Oscaer Gutierrez venceu apenas seis pontos e viu o rival ganhar moral para a decisão para o set final. Nele, o equilíbrio voltou ao confronto e Gutierrez conseguiu uma vantagem no sexto game, abrindo 4 a 2. Heide, porém, não só respondeu e conseguiu fazer 4 a 4 no oitavo, como voltou a quebrar o adversário no nono e entrou no décimo com 5 a 4 a favor e o saque para o título. O paulista confirmou o serviço e levou a taça do ITF de Brasília, o segundo dele este ano no circuito da federação internacional de tênis.

Mais em Tênis