Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro vence primeira rodada do quali na Áustria

Monteiro é único representante do Brasil no ATP de Kitzbuhel e tenta vaga na chave principal. Brasileiros avançam em ITFs em Portugal

Thiago Monteiro - ATP 250 - ITF - Bia Haddad
Thiago é o número 83 do ranking mundial (Instagram/thiagomonteiro94)

Depois de ser eliminado na primeira rodada do US Open na semana passada, Thiago Monteiro voltou às quadras nesta segunda-feira (7). O cearense disputou a primeira rodada do qualifying do ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria, e salvou um match-point para vencer o atleta da casa, Lucas Miedler, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/7 (5-7) e 7/5.

Thiago Monteiro, número 83 do mundo, agora disputa uma vaga na chave principal do ATP de Kitzbuhel com o alemão Yannick Hanfmann, que venceu o letão Ernests Gulbis por 7/6 (7-3) e 6/1. Eles já se enfrentaram uma vez, no ano passado, e o brasileiro levou a melhor.

+COI diz que Tóquio-2020 acontecerá com ou sem coronavírus

O cearense começou muito bem no jogo e venceu cinco dos seis primeiros games. Foram duas quebras de saque para abrir 5/1 e largar na frente. Thiago voltou novamente bem para a segunda parcial e chegou a abrir 4/2. Miedler, no entanto, reagiu, devolveu a quebra e forçou o tie-break, no qual foi melhor e empatou a partida.

Monteiro abriu novamente 4/2 no terceiro e decisivo ser, mas novamente, o adversário respondeu, conseguiu duas quebras e sacou em 5/4 para fechar o jogo. Ele chegou a ter o match-point, mas desperdiçou e o brasileiro acabou quebrando. Confirmou o serviço na sequência e conseguiu mais um break para decretar o triunfo no ATP 250 de Kitzbuhel.

Brasileiros avançam nos ITFs

No ITF W25 de Figueira da Foz, em Portugal, duas brasileiras estiveram em ação pela segunda rodada do qualifying, mas apenas uma garantiu vaga na chave principal do torneio.

Ingrid Martins acabou caindo diante da cabeça de chave número um do quali, a russa Daria Mishina, em sets diretos, por 6/1 e 6/3. Já Laura Pigossi teve um jogo difícil contra Angelica Moratelli. Depois de levar um “pneu” no primeiro set, a brasileira reagiu e virou a partida, vencendo por 2 sets a 1, com parciais de 0/6, 6/2 e 10/8.

Laura Pigossi - ITF
Laura Pigossi avança para chave principal em Portugal (Instagram/ laurapigossi)

Agora, ela encara a ucraniana Valeriya Strakhova na chave principal, onde estão também Bia Haddad e Carol Meligeni. Bia vem de título no ITF de Montemor e encara Justina Mikulskyte, vinda do quali. Carol, por sua vez, pega a belga Magali Kempen, também do quali.

Além disso, nas duplas, Bia Haddad joga com Ingrid Martins, e Rebeca Pereira e Carol Meligeni também estão na disputa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já no ITF M15 de Sintra, também em Portugal, três brasileiros estiveram em ação e dois conseguiram vaga na chave principal. João Lucas Reis e Mateus Alves venceram a segunda e terceira rodadas do qualifying, sem perder sets, e aguardam seus adversários.

Filipe Brandão, por sua vez, caiu na segunda rodada do quali e foi eliminado. Além disso, já haviam dado adeus ao torneio da primeira rodada Matheus Pucinelli, Igor Marcondes e Bernardo Bueno.

Mais em Tênis