Siga o OTD

Tênis

Naomi Osaka protesta contra injustiça racial no US Open

Atleta de 22 anos tem entrado nos jogos com máscaras com nomes de negros vítimas da violência policial e já havia desistido da semi em Cincinnati em apoio à causa

Naomi Osaka - Racismo - Violência Policial - Injustiça racial - US Open
Naomi Osaka tem protestado contra violênca racial nos EUA (nstagram/naomiosaka)

Os Estados Unidos têm sido tomados por protesto anti racismo nos últimos meses, após uma onda de violência policial contra negros. E uma das pessoas a se posicionar é a tenista Naomi Osaka, que vem usando seu espaço como uma das melhores atletas do mundo para dar voz à causa.

Durante suas duas partidas no US Open, a japonesa de 22 anos entrou com máscaras com nomes de vítimas da violência racial no país. Primeiro foi o nome da jovem Breonna Taylor, mulher negra morta por policiais que invadiram seu apartamento em março.

‘Preta e forte’: Damiris honrada em estar em lista com Iziane e Janeth

E na última quarta-feira (2), ela fez menção a Elijah McClain, homem negro de 23 anos que morreu após um conflito violento com policiais no Colorado, em 2019. Além disso, Osaka disse, ainda, que tem sete máscaras diferentes para o torneio e vai usá-las conforme for avançando no US Open.

Naomi Osaka - Racismo - Violência Policial - Injustiça racial - US Open
Osaka com o nome de Mcclain na máscara (Instagram/naomiosaka)

“Ainda não acho que o nome dele (McClain) seja muito divulgado em comparação com George Floyd ou Breonna Taylor. Então para mim, hoje foi muito especial a maneira como queria representá-lo”, declarou após a vitória sobre Camila Giorgi na segunda rodada do US Open.

Contra o racismo

A própria Naomi Osaka já havia protestado contra o racismo na última semana, depois da violência policial contra Jacob Blake. Ela se juntou, então, ao boicote dos jogadores da NBA e anunciou que não jogaria a semifinal do WTA Premiere de Cincinnati, em apoio à causa.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Antes de ser uma atleta, eu sou uma mulher negra. Sinto que há coisas mais importantes e que precisam de uma atenção mais imediata nesta altura do que jogar tênis”, escreveu em sua rede social.

Mais em Tênis