Siga o OTD

Tênis

Adria Tour tem etapa cancelada; final na Sérvia é definida

Decisão entre Dominic Thiem e Filip Krajinovic acontece às 15h deste domingo; etapa de Montenegro é cancelada

Adria Tour
Dominic Thiem (dir) e Filip Krajinovic decidem etapa da Sérvia do Adria Tour (Srdjan Stevanovic/Starsportphoto)

A primeira etapa do polêmico Adria Tour, torneio de tênis organizado por Novak Djokovic, chega em sua reta final na Sérvia. Na manhã deste domingo (14), foi realizada a terceira e última rodada do torneio amistoso, que definiu a grande final da competição sendo disputada entre Dominic Thiem, atual terceiro colocado no ranking mundial, e Filip Krajinovic, número 32. A decisão está marcada para começar após as 15h deste domingo (14).

Organizador do evento e atual melhor tenista ranqueado no planeta, Novak Djokovic acabou ficando de fora da decisão mesmo tendo conseguido derrotar o alemão Alexander Zverev (número 7 do mundo), pelas parciais de 4/0, 1/4 e 4/2.

https://www.instagram.com/p/CBbJWANgfJi/

Isso porque o tenista sérvio fechou a fase de grupos com duas vitórias e uma derrota, obtendo uma pontuação idêntica à de Zverev e de seu compatriota Filip Krajinovic. No entanto, a liderança do grupo acabou ficando com o pior ranqueado por conta do número de games vencidos nesses jogos.

Já Dominic Thiem precisou superar o búlgaro Grigor Dimitrov (atualmente no ranking 19 do planeta) para se garantir na decisão. Disputando um grupo menos equilibrado, a dupla se enfrentou na manhã deste domingo jogando pela vaga na decisão do Adria Tour. Num confronto extremamente equilibrado e com melhor nível técnico até então, o austríaco conseguiu superar o rival com dois sets bastante disputados e parciais equilibradas de 4/3 (7-2) e 4/3 (8-6).

Etapa cancelada

O Adria Tour é um torneio amistoso, que conta com a participação de Novak Djokovic entre os organizadores, e vem sendo realizado nas regiões dos Balcãs, uma das menos afetadas pelo coronavírus na Europa. Neste final de semana de abertura, as partidas acontecem na Sérvia.

A competição de tênis ainda aconteceria em três diferentes países da região: terá competições em Croácia, Montenegro e Bósnia. No entanto, uma nova regra do governo de Montenegro fechou as fronteiras do país para países que não estejam respeitando diretrizes similares as do país no combate ao coronavírus.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A Sérvia é um dos países que acabou ficando de fora da lista dos aprovados pelo governo de Montenegro. Dessa forma, os tenistas estão impossibilitados de viajar para o país que sediaria a terceira etapa do evento.

Evento das polêmicas

Contando com alguns dos principais nomes do cenário mundial do tênis, o Adria Tour tem sido alvo de enormes polêmicas. Um dos pontos questionados é o fato dos jogos estarem sendo realizados em uma arena abarrotada pelo público.

Além da enorme presença dos fãs, o que se vê nas arquibancadas são pouquíssimas utilizando as máscaras e quase nenhum distanciamento social respeitado pelos espectadores. Um dos organizadores da competição, Novak Djokovic se defendeu sobre a questão.

Novak Djokovic Adria Tour tênis
Novak Djokovic tem sido alvo de polêmicas por conta do Adria Tour (Srdjan Stevanovic/Starsportphoto)

“As medidas na Sérvia são diferentes daquelas que temos nos Estados Unidos ou Grã-Bretanha. Nós aqui fazemos aquilo a que estamos autorizados a fazer”, declarou o tenista. Os números oficiais divulgados pela Sérvia dão conta que a região teve 12.175 casos de Covid-19 e 252 mortes por conta da doença.

A postura do sérvio rendeu fortes críticas por parte do ex-tenista Fernando Meligeni, que definiu como “inaceitáveis” as escolhas de Novak Djokovic durante esta pandemia.

Vale dizer que o “Adria Tour” não faz parte do circuito da ATP, que segue paralisado desde março por conta da pandemia do coronavírus. Atualmente, a previsão para a retomada dos torneios oficiais é para o início de agosto.

Mais em Tênis