Siga o OTD

Tênis

Thiago Wild é campeão no Chile e bate recordes de Nadal e Guga

Thiago WIld, de apenas 19 anos, é campeão do ATP do Chile, torna-se o mais jovem brasileiro a vencer um torneio deste nível, quebra recordes de Nadal e Guga e ainda entra para um seleto grupo de tenistas brasileiros

Thiago Wild é campeão do ATP de Santiago bolsonaro coronavírus atletas
Reprodução Instagram

Dia histórico para o tênis brasileiro. O tenista Thiago Wild, de apenas 19 anos, foi campeão do ATP de Santiago, no Chile, e quebrou recordes históricos de Guga e Rafael Nadal. Na tarde deste domingo (1º), o paranaense encarou o norueguês Casper Ruud, 38º do ranking mundial, e venceu por 2 sets a 1 (7/5, 4/6 e 6/3).

Thiago Wild se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um torneio da ATP desde que Gustavo Kuerten, o Guga, foi campeão em Roland Garros pela primeira vez aos 20 anos de idade, em 1997. É também o primeiro a conquistar um caneco de nível ATP desde que o Thomas Bellucci venceu na Suíça em 2015.

Thiago quebra, ainda, um recorde de ninguém mais, ninguém menos, do que Rafael Nadal. Se tornou o mais jovem tenista a ganhar um torneio ATP na América Latina desde que o espanhol venceu no México em 2005.

Ver essa foto no Instagram

🥇🥇👊🏻😍📸✅

Uma publicação compartilhada por Thiago Seyboth Wild (@thiagoswild) em

Mais do que isso, Wild entra para o seleto time de brasileiros que conquistaram um título da ATP. Até a tarde deste domingo, eram apenas oito os que conseguiram o feito: Thomaz Koch, Carlos Kirmayr, Luiz Mattar, Jaime Oncins, Fernando Meligeni, Gustavo Kuerten, Ricardo Mello e Thomaz Bellucci.

Com o título, o brasileiro mais novo a conquistar um caneco da ATP recebe 230 pontos no ranking mundial e sobe 69 posições, indo agora para a 112ª posição. Vale lembrar que o ATP de Santiago foi apenas o sexto torneio dessa importância que Wild disputa.

O Jogo que consagrou Wild

Thiago Wild teve uma partida dura contra o número 38 do mundo. O primeiro set começou com três quebras de serviço consecutivas – duas contra Wild e uma a favor. No quinto game, quando Rudd liderava por 3-1, Thiago salvou 5 break points antes de confirmar seu saque.

Embalado, pressionou o norueguês na sequência, conseguiu empatar o jogo em 3 a 3 e depois tomar a frente. Os dois foram confirmando seus serviços até o décimo segundo game. Thiago Wild liderava por 6 a 5 e foi para cima do norueguês. Conseguiu fazer os dois primeiros pontos e aproveitou o break point no 15-40, fechando o primeiro set.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No segundo, os tenistas melhoraram os seus serviços. Para se ter uma ideia, a primeira oportunidade de quebra apareceu apenas no 9º game. No primeiro set, foram 15 dessas oportunidades para os finalistas. Com um erro não forçado, Thiago Wild foi quebrado e o norueguês abriu 5 a 4, fechando na sequência após quatro pontos consecutivos.

Thiago não se abateu e voltou bem no terceiro set. Logo no segundo game, conseguiu uma quebra e abriu dois a zero. Sacando muito bem e com muita confiança, não sentiu a pressão da pouca idade e confirmou seus três serviços seguintes. Ficou com vantagem de 5 a 2 e a um game do histórico título. Após Rudd confirmar o saque, Thiago não titubeou e fechou em 6/3.

https://twitter.com/chile_open/status/1234228068887257096

Após a derrota, o norueguês parabenizou o brasileiro. “Ele realmente mereceu. Não é qualquer um que vem do wild card e consegue vencer um torneio. Ele jogou muito bem e realmente fez por merecer o título

Wild Card ao título: A campanha do brasileiro no Chile

Vindo do qualifying, Thiago fez bonito no ATP de Santiago. Bateu o argentino Facundo Bagnis, número 131 do mundo, por 2 sets a 1 e avançou à segunda rodada. Na sequência, deixou outro argentino pelo caminho: Juan Ignacio Londero, número 63 do mundo, ao vencer por 7/6 e 6/4.

Nas quartas de final, a vítima foi o número 18 do mundo e prata da casa Cristian Garin. Thiago venceu o primeiro set no tie break, antes do adversário abandonar a partida. Antes de chegar na decisão e ser campeão, passou pelo terceiro argentino: o experiente Renzo Olivo, por 2 sets a 1.

Mais em Tênis