Siga o OTD

Tênis

Teliana e Gabriela Cé perdem para alemãs na Fed Cup

Brasil e Alemanha abriram os confrontos da Fed Cup; brasileiram voltam às quadras neste sábado (7).

Teliana

A Fed Cup não começou nada bem para o Brasil. Nos primeiros jogos pelo qualifiers, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), Teliana Pereira (359ª0) perdeu para Laura Siegmund (73ª). Este foi o segundo duelo entre as duas tenistas. Em 2015, Teliana venceu a alemã nas quartas-de-final do WTA de Florianópolis, do qual foi campeã.

Gabriela Cé, que começou melhor no jogo, lutou até o fim mas também caiu para Tatjana Maria por 3/6 e 7/6. Neste sábado (8), as duplas voltam às quadras e se invertem. Gabriela enfrenta Laura às 10h30 e Teliana joga contra Tatjana às 12h.

QUEBRA

Debaixo de muito sol, a partida começou com saque da brasileira. Mesmo assim, a alemã Laura Siegmund, visivelmente mais confiante, quebrou o serviço logo de cara e conseguiu abrir 2 a 0.

Teliana, que é especialista em quadra lenta, conseguiu encaixar o saque e equilibrou mais o jogo, mas não foi o suficiente para impedir que a Alemanha fechasse o primeiro set em 6 a 3.

No começo do primeiro set, a partida foi interrompida pela chuva, que durou pouco tempo. Ao que tudo indicava, o intervalo havia feito bem para a ex-número 1 do Brasil, que chegou a abrir 2 a 0 no segundo set.

Mas, forçando mais o jogo, Laura conseguiu virar a partida fechando o placar em um duplo 6/3.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

RAÇA

Gabriela Cé começou muito bem o jogo, aproveitando cada momento contra a adversária. A brasileira estava jogando com muita confiança, trabalhando bem os pontos e sabendo finalizar. Além disso, Tatjana começou a cometer muitos erros. Gabriela abriu 3 a 0 no primeiro set com duas quebras de saque.

O que parecia ser um jogo fácil, mudou completamente. A alemã passou a entender melhor a estratégia de Cé e conseguiu empatar virar o jogo e fechou o primeiro set em 6 a 3.

No segundo set, a história se repetiu: Gabriela abriu 2 a 0, mas novamente deixou a alemã virar. 3 a 2. A partir daí, o jogo ficou acirrado.

A brasileira, que comemorava com a torcida cada ponto, mostrou toda raça e levou o jogo para o tie-break, mas acabou perdendo por 7 a 6.

Mudança de formato

A partir de 2020, a Fed Cup terá um novo formato. A competição terá o qualificatório mundial, que acontece esta semana no Brasil, valendo oito vagas na fase final.

A segunda etapa será disputada em Budapeste, na Hungria, em abril. Além dois oito países classificados, estarão os finalistas de 2019 – França e Austrália – e mais a República Tcheca, convidada para entrar diretamente.

Na fase final, os doze países participantes serão divididos em quatro grupos com três. Os líderes de cada chave se classificarão para as semifinais.  

Mais em Tênis