Siga o OTD

Tênis

Brasil e Barbados ficam iguais no primeiro dia da Copa Davis

Thiago Monteiro superou Haydn Lewis, e João Menezes perdeu para Darian King em Criciúma; sábado tem as duplas e mais duas simples

Thiago Monteiro, na Copa Davis
Thiago Monteiro (Luiz Candido/CBT)

Terminou tudo igual no primeiro dia do confronto entre Brasil e Barbados pelo Zona Americano I da Copa Davis. Na sexta (13) o barbadiano Darian King venceu João Menezes por 2 a 1 em partida bastante equilibrada e depois Thiago Monteiro superou Hayden Lewis por 2 a 0. Foi no saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma (SC).

A decisão do confronto ficou para este sábado (14), a partir das 11h com os jogos de duplas. Marcelo Melo e Bruno Soares entram em quadra para enfrentar Darian King e Haydn Lewis. Quem vencer esta partida terá a chance de fechar o encontro se vencer o jogo seguinte, entre Monteiro e King. Havendo necessidade, a quinta partida será entre João Menezes e Haydn Lewis.

O vencedor do duelo entre Brasil e Barbados irá avançar para o World Qualifiers, que será disputado em março do próximo ano, torneio classificatório para o Grupo Mundial da Copa Davis, em novembro, em Madrid.

João Menezes, na Copa Davis

João Menezes (Luiz Candido/CBT)

Um para cada lado

O duelo entre João Menezes e Darian King, que teve 2h37min de duração, começou com um excelente primeiro set do brasileiro. Com quebras no quarto e no sexto game, o mineiro confirmou a vitória parcial por 6/3. A partir do segundo set, o tenista do país caribenho conseguiu equilibrar a partida e venceu a parcial por 6/4. O último set também foi de King, que venceu por 6/2.

“Eu saquei muito bem no primeiro e no segundo sets, conseguindo variar o saque e usando a segunda bola mais agressiva. Fui sólido, principalmente no primeiro set. A lição que levo é que tenho que tentar jogar mandando mais no ponto. O Darian tem uma característica diferente, gosta de pontos mais longos, troca bastante bola e não erra muito. Quando consegui ser mais ofensivo, levei vantagem”, analisou João Menezes.

No segundo confronto do dia, Thiago Monteiro dominou a partida contra Haydn Lewis e aproveitou quatro quebras do serviço adversário para vencer por duplo 6/2, em apenas 1h05min. O brasileiro voltará à quadra para o segundo jogo deste sábado para encarar Darian King.

“O Darian King é um cara que é bem consistente, bem sólido. Ele gosta de se fortalecer no erro do adversário, não é de dar bola fácil, nem de errar muito. Vai ser preciso ter muita paciência e constuir bem os pontos, aproveitando as oportunidades que aparecerem”, frisou Monteiro.

O capitão Jaime Oncins, que estreou no comando da equipe nesta sexta-feira, elogiou a postura dos dois brasileiros. “O dia foi produtivo. O Thiago jogou bem, assim como o João, mas o King fez por merecer a vitória. O João estava estreando e fez o que a gente pediu: lutou o tempo todo, deu 100%”, destacou o treinador.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis