Siga o OTD

Tênis

Brasil perde para a Eslováquia no playoff da Fed Cup

Time brasileiro se despediu da competição com derrota no simples e vitória no jogo de duplas

Lucas Balduino, CBT

O Time Brasil perdeu para a Eslováquia na disputa do Playoff da Fed Cup. Neste domingo, a equipe europeia, mandante do confronto na AXA Arena NTC, em Bratislava, confirmou a vitória no duelo por 3 a 1. Assim, a Eslováquia retornará ao Grupo Mundial II da competição, e o Brasil voltará a disputar o Zonal Americano em 2020.

Apesar da derrota para as europeias, que contaram com duas atletas do top 50 do mundo nos jogos de simples, a equipe brasileira deu mais um passo na consolidação do trabalho que é realizado no tênis feminino. Em 2018, o grupo perdeu para o Paraguai na final do Zonal Americano da Fed Cup. Neste ano, venceu a mesma competição e ganhou o direito de enfrentar a Eslováquia no Playoff que valia um lugar entre as 16 melhores do mundo.

“É preciso reconhecer que as eslovacas fizeram grandes jogos de simples, mas é fundamental reconhecer que há uma evolução dentro do nosso time de Fed Cup. Chegar ao Playoff do Grupo Mundial II foi consequência deste progresso. Agora, nossa missão é continuar oferecendo a estrutura necessária para que a Roberta Burzagli siga o trabalho com a equipe para os próximos desafios”, frisa o presidente Rafael Westrupp.

Neste domingo, no jogo que abriu a disputa, a canhota Beatriz Haddad Maia (número 124 do mundo) perdeu para Dominika Cibulkova (33) por 2 sets a 0, em partida que teve uma hora e 44 minutos de duração. No primeiro set, a eslovaca conseguiu uma quebra logo no segundo game, que Bia devolveu na sequência para colocar 2 a 2 no placar. Com um jogo sólido e mais agressivo do que mostrou no sábado, a paulista voltou a quebrar o serviço de Cibulkova no sétimo game, fazendo 4 a 3. Mas a europeia reagiu na partida e conseguiu forçar o tie-break, que venceu por 7 a 3. No segundo set, com a confiança elevada e a energia da torcida, a número 33 da WTA deu poucas chances para a brasileira e venceu por 6 a 0.

Na disputa das duplas, no que seria o último jogo do confronto, Carolina Meligeni Alves e Luisa Stefani representaram o país diante de Viktoria Kuzmova e Rebecca Sramkova. Em 55 minutos de jogo, as brasileiras mostraram superioridade e confirmaram a vitória por 2 a 0, com parciais de 6/1 e 6/3.

“Disputar o Playoff da Fed Cup foi uma grande experiência para nossas jogadoras. A atitude de todas em quadra foi excelente. Desde o começo, a gente sabia que seria difícil ganhar, mas sempre fomos para a quadra com a cabeça erguida e para dar o nosso melhor, e todo mundo deu 100%”, analisa a capitã Roberta Burzagli. “O jogo de sábado foi o primeiro Playoff de todas nós, uma experiência nova para todo mundo. No sábado à noite nos reunimos e já vimos uma grande evolução de um dia para o outro, apesar do curto espaço de tempo. Muitas coisas melhoraram”, completa.

Resultados dos jogos
Eslováquia 3 x 1 Brasil
Sábado
Dominika Cibulkova d. Carolina Meligeni Alves por 6/1 e 6/1
Viktoria Kuzmova d. Beatriz Haddad Maia por 6/3 e 6/3
Domingo
Dominika Cibulkova d. Beatriz Haddad Maia por 7/6(3) e 6/0
Carolina Meligeni Alves/Luisa Stefani d. Viktoria Kuzmova/Rebecca Sramkova por 6/1 e 6/3

Mais em Tênis