Siga o OTD

Taekwondo

Pedro Jones e Milena Titoneli furam qualifying em Wuxi

Brasileiros caem nas quartas do Open Qualificatório de Wuxi, mas se garantem no Grand Slam do fim-de-semana

Pedro Jones e Milena titoneli open qualificatório do grand slam de wuxi taekwondo
(Foto: CBTKD)

Quatro brasileiros participaram nesta quarta-feira (13) do Open Qualificatório que classificou oito atletas para o Grand Slam de Wuxi, na China. É a última competição internacional de taekwondo do ano e define as últimas vagas olímpicas de 23. Pedro Jones (+80kg) e Milena Titoneli (67kg) caíram nas quartas e se garantiram no Grand Slam que acontece neste fim de semana, nos dias 16 e 17.

Sandy Macedo (67kg) e Gabriel Santos (68kg) também participaram, mas foram eliminados nas oitavas e se despediram do torneio. Os oito primeiros do Open Qualificatório se juntam aos três primeiros do ranking e um convidado do país-sede, no caso a China.

A vaga olímpica será dada ao atleta com mais pontos na soma dos dois Grand Slams 23. Maicon Andrade ficou muito próximo da vaga com o vice-campeonato do Grand Prix Final de Manchester, mas os brasileiros terão que disputar o pré-ollímpico continental de taekwondo.

SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O Brasil compete na madrugada desta quarta para quinta (14) com Luiz Aquino, na 58kg e Vinicius Assis Matos, na categoria 80kg. 

Milena Titoneli cai para medalhista olímpica

Milena Titoneli venceu duas chinesas rumo à classificação ao Grand Slam. Ela derrotou Jiang Jingya por 2 a 1 e depois passou por Shen Zinuo por 2 a 0, antes de cair para a britânica Lauren Williams, medalhista de prata em Tóquio-2020. 

Sandy Macedo perde para campeã mundial

Sandy Macedo estreou com vitória por 2 a 0 sobre a chinesa Ayitehamiti Tanghshala. Porém, em seguida, ela perdeu para a russa Liliia Khuzina. Khuzina foi a primeira esportista a ser campeã mundial como Atleta Individual Neutra no Mundial de Baku em junho de 23, ao derrotar Caroline Santos na final.

Pedro Jones se garante no Grand Slam de Wuxi

Pedro Jones venceu o iraniano Sajjad Mardani por 2 a 1 na estreia. Mardani foi vice-campeão mundial em 2013 e medalhista de bronze em 2022 na +87kg. Em seguida, o brasileiro – também conhecido como Pedro Assis – venceu Ruslan Zhaparov, do Cazaquistão por 2 a 0, mas caiu para o croata Ivan Sapina por 2 a 1. 

Gabriel Santos cai nas oitavas do Open Qualificatório de Wuxi

Finalmente, Gabriel Santos foi o quarto representante do Brasil no Open Qualificatório de Wuxi. Ele venceu o chinês Chen Cheng por 2 a 1 na estreia, mas caiu para o russo Maksim Osin por 2 a 1 e se despediu.

Mais brasileiros em ação na quinta

Luiz Aquino estreia contra Chou Wei-Iun, de Taiwan e pode disputar a vaga no Grand Slam contra Hatim Berrouhou, de Marrocos. Já Vinicius Assis Matos estreia contra Vladislav Budin, da Rúsisa e pode pegar Eltaj Gafarov, do Azerbaijão ou Cho Ho-hyun nas oitavas. Os dois tentam se juntar a Milena Titoneli e Pedro Jones no torneio que encerra a temporada do taekwondo internacional.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Taekwondo