Siga o OTD

Taekwondo

Juma e Milena Titoneli caem na estreia do Grand Prix Final

Caroline Santos, a Juma, e Milena Titoneli, terminam ano sem vaga olímpica e botam dor de cabeça na Confederação Brasileira de Taekwondo

Caroline Santos em ação durante o Mundial de taekwondo; ela é uma das convocadas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Ela e Milena Titoneli brigaram por vaga olímpica
(Foto: Mundial 2023/Caroline Santos (MASTKD)

Caroline Santos, a Juma, e Milena Titoneli, chegaram ao Grand Prix Final em Manchester com boas chances de se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris. Juma estava em sexto lugar no ranking da 67kg, e Milena em oitavo, sendo que as cinco primeiras se classificam diretamente Porém, ambas caíram na estreia e passarão por uma disputa interna, que ainda contará com Sandy Macedo, para decidir quem irá ao pré-olímpico de taekwondo.

+ Assista ao vivo Maicon Andrade na briga por título do Grand Prix Final e vaga olímpica

Caroline Santos, a Juma, perdeu na estreia para Petra Stolbova, da Tchéquia. A europeia venceu o primeiro round por 3 a 1 e parecia confortável para liquidar o confronto, quando Juma conseguiu empatar por 5 a 5 e levar o ponto. Porém, no desempate, ela não encontrou chances e caiu para a rival por 12 a 2. Dessa forma, ela terminará em sexto ou sétimo lugar no ranking, a depender se a chinesa Zhang Mengyu chegar na final.

+ Mayra Aguiar quebra jejum de 37 anos e é campeã em Tóquio

Mengyu inclusive foi a rival de Milena Titoneli na estreia. A brasileira venceu o primeiro round por 15 a 11, mas perdeu o segundo por 8 a 3. No round-desempate, a chinesa campeã mundial em 2019 abriu uma grande vantagem. Milena foi atrás, mas ainda assim perdeu por 12 a 10 e deu adeus a competição.

Classificação olímpica na 67kg do taekwondo para Paris-2024

De qualquer como, como apenas cinco atletas se classificam para os Jogos Olímpicos, as brasileiras precisarão disputar o pré-olímpico continental. Antes disso, a Confederação Brasileira de Taekwondo terá uma decisão difícil para saber qual atleta representará o Brail na categoria. Titoneli chegou em Manchester com chances de se classificar via ranking, mas terminará em 10º.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Antes ainda da competição, Magda Wiet Henin, da França, Julyana Al-Sadeq, da Jordânia, e Sarah Chaari, da Bélgica, já estavam classificadas matematicamente. Aleksandra Perisic, da Sérvia, garantiu sua vaga ao se classificar para a semifinal. E finalmente, Zhang Mengyu garantiu o top-5 ao chegar na final, ultrapassando Ruth Gbagi, da Costa do Marfim.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Taekwondo