Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Ana Carolina Moura celebra ano perfeito no parataekwondo

Ana Carolina Moura encerra 2023 como campeã mundial e medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americanos no parataekwondo

Ana Carolina Moura comemora ouro nos Jogos Parapan-Americanos com bandeira de Minas Gerais e do Brasil
(Foto: Pablo Bigorra/Parapanamericanos STGO 2023 via Photosport)

O ano de 2023 trouxe grandes resultados para Ana Carolina Moura. A mineira se tornou campeã mundial de parataekwondo, na categoria até 65kg. E nesta última semana, Carolina conquistou mais um grande título para o seu currículo, ao levar a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, para fechar com chave de ouro a melhor temporada da sua carreira até aqui.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ana Carolina Moura nasceu em 27 de novembro de 1995 em Belo Horizonte, com uma má-formação congênita no antebraço direito. Ela começou a praticar o parataekwondo como uma ferramenta de autodefesa após sofrer um assalto. E neste ciclo paralímpico, a atleta vem tendo grande destaque em competições internacionais, vencendo medalhas em etapas de Grand Prix, assim como o título mundial em 2023. “Graças a Deus, cumprimos as metas que traçamos no início do ano. E eu falo: planejamento é tudo, porque nós planejamos e conseguimos colocar o que estava no papel em prática no nosso resultado no final do ano”, disse a atleta em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.
+ Confira a agenda de eventos de Santiago-2023
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Ana Carolina Moura golpeia adversária do México na final do Parapan de Santiago
(Foto: Pablo Bigorra/Parapanamericanos STGO 2023 via Photosport)

De Minas para o Mundo

Embalada após o título mundial, Ana Carolina Moura fechou a temporada em grande estilo, com o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. A brasileira venceu com um bom domínio suas lutas no Chile para garantir a medalha dourada. “Foi uma incrível campanha. Fico feliz por toda a delegação brasileira que tem tido bons resultados, mas fico feliz também pelo meu resultado, porque foi um trabalho árduo, não só meu, mas de várias pessoas envolvidas. Preparação física, técnico, minha equipe que é o TKD Olímpios. Então tudo isso está envolvido nesse grande resultado”, analisou a atleta.

Como de costume, após vencer a final, Ana Carolina Moura pegou uma bandeira do Brasil para comemorar e tirar fotos para registrar o momento. Mas a bandeira de Carolina era diferente: de um lado, a flâmula brasileira, de outro a bandeira de Minas Gerais. “Tenho muito orgulho de ser mineira. Brasil e Minas andando lado a lado sempre!”.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia