Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil ganha mais três ouros no taekwondo no Parapan

Brasil ganhou mais três ouros no parataekwondo nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago com Silvana Cardoso, Nathan Torquato e Ana Carolina Moura

Silvana Cardoso aplica golpe em adversária em luta dos Jogos Parapan-Americanos
Silvana Cardoso ganhou seu segundo ouro em Parapans (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O delegação brasileira ganhou mais seis medalhas no parataekwondo nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023 nesta sexta-feira (24). Destaque para as três medalhas de ouro que saíram no dia de hoje. Silvana Cardoso (-57kg) e Nathan Torquato (-63kg) conquistaram o bicampeonato no Parapan, enquanto a mineira Ana Carolina de Moura (-65kg), ganhou o seu primeiro ouro em Jogos Parapan-Americanos.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Na categoria até 57kg feminina, a campeã mundial Silvana Cardoso conquistou novamente a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos, repetindo o resultado de Lima, quatro anos atrás. A paraibana entrou direto na semifinal, onde venceu a venezuelana Valeria Morales por 23 a 5. Na final, vitória por 12 a 0 sobre a mexicana Elsa Koyama para garantir o ouro. Na mesma categoria, o Brasil contou com outras duas representantes. Elisangela Matias perdeu nas quartas de final, enquanto Larissa Lopes foi derrotada na semifinal. As duas se enfrentaram na disputa do bronze, onde Larissa ganhou o combate por 11 a 5 para garantir um lugar no pódio.
+ Confira a agenda de eventos de Santiago-2023
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Ana Carolina campeã nos 65kg

Ana Carolina Moura, do brasil, chuta adversária em luta de taekwondo no Parapan de Santiago
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Ainda no feminino, o Brasil também foi ao pódio na categoria até 65kg. Campeã mundial neste ano, Ana Carolina de Moura venceu a chilena Constanza Fuentes na semifinal para garantir ao menos a prata no Parapan. Na final, a mineira encarou Daniela Martinez, do México, e venceu a adversária por 12 a 5. Segunda brasileira na categoria, Leyliane Ramos perdeu para Daniela Martinez na semifinal e assim foi para a disputa do bronze. O duelo contra a colombiana Yerly Martinez terminou empatado em 14 a 14. Mas Leyliane levou a vantagem no desempate para ficar com seu segundo bronze no Parapan, repetindo o resultado de Lima-2019.

Nathan conquista o bicampeonato

O terceiro ouro do Brasil veio na categoria até 63kg masculino, com o campeão paralímpico Nathan Torquato. O paulista chegou em Santiago como atual campeão dos Jogos Parapan-Americanos e conseguiu defender o seu título. Nathan começou sua campanha nas quartas de final, onde foi dominante no duelo contra o venezuelano Orlando Figueroa: 33 a 2. Em seguida, na semifinal, o brasileiro venceu Facundo Novik, da Argentina, por 27 a 6. Na grande final, Nathan Torquato ganhou de virada do dominicano Geraldo Castro por 18 a 16 para garantir o bicampeonato.

Nathan Torquato, do Brasil, tenta chutar adversário em luta dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Na categoria até 70kg masculina, o Brasil ganhou um bronze. Pedro Vieira perdeu nas quartas de final e na primeira luta da repescagem, ficando de fora do pódio. Carlos Coelho chegou na semifinal, mas perdeu por 14 a 9 para o cubano Mitchel Suarez. Na disputa pelo bronze, Carlos ganhou do colombiano Cristian Peña por 31 a 29 para assim ficar com a medalha

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia