Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista 20 medalhas no parataekwondo do Pan Am Series III

Medalhistas paralímpicos brilham e Brasil fatura 20 pódios no Pan Am Series III de parataekwondo

Nathan Torquato Pan Am Series III
Nathan Torquato foi ouro em Tóquio-2020 (Foto: Arquivo/Rogério Capela/CPB)

O Brasil conquistou 20 medalhas nas disputas do parataekwondo do Pan Am Series III, em São Paulo, nesta quinta-feira (15). Foram sete ouros, seis pratas e sete bronzes, com destaques para os títulos dos medalhistas paralímpicos em Tóquio-2020, Nathan Torquato (63kg), Silvana Fernandes (57kg) e Débora Menezes (+65kg).

+ Brasil perde para os EUA no Mundial sub-23 de basquete em cadeira de rodas

Campeão paralímpico, Nathan Torquato conquistou o título na categoria até 63kg após vencer o argentino Andres Facundo na final. O paulista, número 1 do ranking na classe K44 (para atletas com amputação unilateral do cotovelo), encontrou dificuldades para superar o rival. Ele sofreu uma punição por uma irregular sustentação de perna, mas conseguiu a virada a 10 segundos do fim.

“Muito especial essa vitória, com a família torcendo aqui no CT. Já tinha lutado com ele em 2018, quando havia ganhado dele. Mas sempre é uma final que todo mundo gosta de ver, entre Brasil e Argentina. Não tive o desempenho que eu queria na final, mas agora é focar nos próximos desafios para iniciar o ano que vem ainda melhor para as competições”, afirmou Nathan.

Medalhistas paralímpicas brilham em São Paulo

debora menezes parataekwondo jogos paralímpicos tóquio 2020Wa
Débora Menezes conquistou a prata em Tóquio (Foto: Wander Roberto/CPB)

Quem também medalhou em Tóquio-2020 e conquistou o ouro no Pan Am Series III foram Silvana Fernandes e Débora Menezes. Vice-campeã paralímpica, Débora ganhou da peruana Laura Puntriano por 22 a 0 na semifinal e bateu a mexicana Fernanda Vargas, por 14 a 6, na decisão da categoria acima de 65kg.

“Já tinha lutado com ela antes, é sempre uma experiência com muita adrenalina. O México é um país que vem crescendo muito no taekwondo. Mas me sinto honrada por sair campeã desta competição. O trabalho continua para Paris 2024”, apontou Débora.

Silvana Fernandes quer marcar seu nome na modalidade
Silvana Fernandes foi mais uma que levou o ouro no Pan Am Series III (Ale Cabral/CPB)

Já a paraibana Silvana Fernandes ficou com o primeiro lugar pela categoria até 57kg (classe K44) ao superar a compatriota Larissa Lopes por 10 a 1 na final. “Temos outras importantes competições pela frente, que vão valer muitos pontos para o nosso ranking. Então, tivemos alguns cuidados nesta luta para não se lesionar. Mas conseguimos garantir o ouro”, analisou a campeã.

Chuva de medalhas

Os demais quatro ouros conquistados pelo Brasil no parataekwondo do Pan Am Series III foram conquistados por Fabricio Marques (58kg), Ana Carolina Moura (65kg), Claro Lopes (80kg) e Pedro Paulo Neves (+80kg). Destaque para a categoria acima de 80kg, em que Pedro venceu o compatriota Douglas Rocha na final. O também brasileiro Lucas Moraes faturou o bronze.

A seguir, o próximo desafio da seleção brasileira de parataekwondo será a terceira fase do Grand Prix, que vai ocorrer em Manchester, na Inglaterra, entre os dias 21 e 23 de outubro. Vale destacar que, na etapa anterior, em Paris, a equipe nacional paralímpica foi a vice-campeã, com seis medalhas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Pan Am Series III de taekwondo contará com lutas tanto do paralímpico quanto do convencional, com a presença de 63 atletas com deficiências oriundos de 13 países – 11 das Américas, mais as presenças de lutadores do Quênia e do Cazaquistão. No total, o evento reunirá mais de 380 atletas de 14 nacionalidades no CT Paralímpico até o próximo domingo, 18.

Mais em Paralimpíada Todo Dia