Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil perde para os EUA e disputa o 7º lugar no Mundial sub-23

Brasil faz grande jogo, mas perde para os Estados Unidos no fim e vai disputar o 7º lugar no Mundial sub-23 de basquete em CR

Brasil Estados Unidos Mundial sub-23 basquete em cadeira de rodas
(Foto: Shingo ITO X1)

O Brasil foi derrotado mais uma vez no Mundial sub-23 de basquete em cadeira de rodas, em Phuket, na Tailândia, nesta quinta-feira (15). A equipe brasileira fez um grande jogo contra os Estados Unidos, mas voltou a perder rendimento no último período e saiu derrotada em 71 a 62. Com isso, a seleção terá que disputar o sétimo lugar da competição, contra Israel.

+ Brasil encerra preparação para o Mundial de rúgbi em cadeira de rodas

Após uma campanha de duas vitórias e três derrotas na fase de grupos, o Brasil foi o quarto colocado do grupo A e avançou às quartas de final. Na primeira fase do mata-mata, a equipe perdeu para a Alemanha após sofrer um apagão no último período. A derrota encaminhou o Brasil para a disputa do quinto lugar, no qual enfrentou os Estados Unidos na “semifinal”.

Como foi o jogo

Brasil e Estados Unidos fizeram um jogo duro valendo vaga para a decisão do quinto lugar do Mundial sub-23 de basquete em cadeira de rodas. Os norte-americanos venceram os dois primeiros períodos e foram para o intervalo com sete pontos de diferença, em 35 a 28. Os brasileiros se recuperaram e devolveram a desvantagem já no terceiro quarto, deixando o placar empatado em 50 a 50 para o último período.

Mundial sub-23 de basquete em cadeira de rodas
Estados Unidos foram dominantes na reta final do jogo (Foto: Shingo ITO X1)

Na parcial decisiva, as duas equipes trocaram pontos nos primeiros minutos e a diferença no placar chegou a ficar em um ponto (59 a 58) faltando quatro minutos para o fim da partida. No entanto, os Estados Unidos cresceram na reta final e passaram a ter um grande aproveitamento nos arremessos de quadra. Nervoso, o Brasil cometeu muitos erros e não pôde frear o poderio adversário, perdendo mais uma partida por 71 a 62.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar da derrota, o brasileiro Cristiano Clemente foi o cestinha do jogo, com 35 pontos. Ele ainda pegou 12 rebotes e deu três assistências. O segundo maior pontuador do Brasil foi Marcus Mendes, com 15 pontos. Pelo lado dos Estados Unidos, Carrington Merendes marcou 20 pontos, enquanto Ryan Glatchak fez 20.

Próximo compromisso

Com a vitória, os Estados Unidos se garantiram na disputa do quinto lugar, em que enfrentarão a Austrália, que venceu Israel nesta quinta. Israel e Brasil duelarão valendo o sétimo lugar do Mundial sub-23. O duelo dos brasileiros acontecerá já na noite desta quinta-feira (15), às 23h (horário de Brasília).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia