Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Equipe do Brasil fatura 24 medalhas no Pan-Am de Portland

Campeonato Pan-Americano reuniu Juvenil, Cadete e Parataekwondo.

Reprodução/Facebook

As novas gerações de taekwondistas do Brasil conquistaram 20 medalhas no Campeonato Pan-Americano Juvenil e Cadete, no último final de semana, em Portland – EUA. As conquistas vieram na categoria kyorugui (combate do taekwondo) e poomsae (movimentos). No torneio aberto de parataekwondo, no mesmo local, o time brasileiro conquistou mais quatro medalhas.

A equipe juvenil de luta registrou o maior número de atletas brasileiros em pódios, na história do torneio. Na edição norteamericana a equipe composto por 18 atletas conquistou 10 medalhas. Os títulos vieram com Ana Clara Pacheco, na categoria até 52 quilos, e Vinicius Matos, categoria até 73 quilos, após quatro vitórias de cada um.

Alice Caroline Costa (até 42kg), Rosa Souza (até 49 kg), Ana Paula Morais (+ 68kg), Henrique Fernandes (até 68 kg) e Matheus Gabriel Silva (até 78 kg) chegaram as decisões de suas categorias e completaram a campanha nas segundas colocações.

Os bronzes vieram com o trio masculino Luiz Felipe Aquino (até 48 kg), Fillipe Almeida Rabello (até 59kg) e Cássio Funguetto Preussler (+ 78kg).

“Esta foi uma das melhores campanhas do País em Pan-Americanos de taekwondo, superando o número de finais, no juvenil. Foram duas medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. Além do resultado de medalhas conquistamos um número alto de vitórias, que foi muito importante, apesar de não termos alcançado três medalhas de Ouro coomo em edições anteriores. Toda a comissão técnica está de parabéns, nossos treinadores tiveram atuações decisivas em momentos de cartões. A estrutura oferecida para nós pela Confederação Brasileira foi a melhor possível, com dois “camps” de treinamentos, o último sendo dentro do C.T. do Time Brasil. Contamos com suporte de hotel, alimentação e inscrição e todo o cuidado fez a diferença no resultado”, analisou o coordenador técnico das categorias de base e treinador da equipe, Rodney Saraiva.

Na categoria cadete mais nove medalhas consagraram a campanha da equipe, formada por 15 atletas.

Os títulos brasileiros foram conquistados por Rafaella Castro, até 51 quilos, Luiz Guilherme de Jesus, até 57 quilos, e Arthur da Costa, até 61 quilos. Yasmin Helen Someraldi ficou com a segunda colocação da categoria acima de 59 quilos.

Hemilyn Butinge (até 44kg), Stefani Roteski (até 47kg), Polyana Galvão (até 55kg), Raquel Ulian (até 59kg) e Eduardo Arcanjo (até 41kg) chegaram a semifinal de suas chaves e garantiram as medalhas de bronze do time.

No sábado foi a vez da equipe de poomsae entrar em ação, na categoria juvenil. O trio brasileiro – Jéssica Hitomi Nakamura, Beatriz Real e Fernanda Real – conquistou a medalha de Prata da prova de equipe feminina. Rodrigo Pinheiro também esteve presente no torneio, passou da primeira fase, mas não chegou à etapa decisiva.

Encerrando o evento de taekwondo, no domingo, o torneio de parataekwondo em Portland foi aberto a atletas de outros continentes e o time do Brasil garantiu quatro conquistas.

Débora Menezes conquistou o título da categoria K44 acima de 58 quilos, ao vencer Laura Schiel, da França, por 26 a 20. Débroa é atual campeã mundial e segunda colocada no ranking mundial. Ainda na mesma categoria, Leyliane dos Santos conquistou a terceira colocação.

Nathan Torquato e Fabricio Marques foram os representantes da categoria K44, até 61 quilos. Fabricio venceu a primeira, mas na sequência não avançou na chave. Nathan conquistou a medalha de bronze, com duas vitórias.

Fechando o pódio brasileiro em Portland, Bruno Mota ficou na terceira posição da categoria até 75 quilos, classe K44.

Mais em Paralimpíada Todo Dia