Siga o OTD

Taekwondo

Seleção brasileira é definida após Grand Slam

16 atletas venceram suas respectivas categorias no Grand Slam e vão formar a seleção que disputará as principais competições do taekwondo em 2019

Brasileiro de Taekwondo CBTKD
Satiro Sodré/SSPress/CBTKD

Neste final de semana foi realizado o Grand Slam de Taekwondo, um dos torneios mais importantes da temporada 2019, que formou a mais nova versão da seleção brasileira das categorias adulto e juvenil. 16 atletas venceram suas respectivas categorias e vão formar a seleção que disputará as principais competições da modalidade. A competição foi toda realizada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Destaques para a permanência de Talisca Reis, Edival “Netinho” Pontes e de Maicon Andrade, e da entrada da jovem Sandy Macedo. Além dos taekwondistas mais conhecidos internacionalmente, o evento também contou com a presença de atletas consagrados no cenário nacional. Nomes como Henrique Precioso, Valéria Rodrigues e Ícaro Miguel.

O torneio reuniu mais 300 atletas e contou com quatro áreas de combates modernas e equipadas com o material utilizado nos Jogos Rio 2016.

Entre as lutas mais esperadas estava a do medalhista olímpico da juventude Edival Pontes “Netinho”. A primeira luta de Netinho foi contra Gabriel dos Santos em que conseguiu a vitória de 26 x 6, em seguida na semifinal venceu Charlles Maioli por 17 x 4 e na grande final fez 26 x7 sobre Vinicius Brunini, confirmando assim a permanência na seleção brasileira por mais um ano.

“Eu estava muito confiante e animado para essa competição. Fiz 3 lutas e consegui me consagrar campeão mais uma vez e me manter na seleção. Com essa vaga vou para o meu 4º ano de seleção brasileira adulto. Também estou super animado para o mundial que acontecerá em Manchester e quero muito ser campeão ou medalhar lá, além de estar empolgado para as classificatórias para o jogos Pan- americanos, no próximo mês e que é também uma oportunidade de trazer mais um título para nosso país”, disse o campeão da seletiva na categoria -68kg.

Talisca Reis, medalhista do Grand Prix de Roma, estreou na competição foi com uma vitória de 22 x 2 sobre Ana Victória, em seguida na semifinal enfrentou Iris Sing atleta experiente e Talisca soube comandar a luta e sair vitoriosa com o placar de 10 x 2, na final a vitória foi sobre Nívia Barros por 10 x 7.

“Fiz três lutas difíceis com atletas muito boas e me senti muito bem em todas. Consegui colocar em pratica tudo o que venho treinando, já visando também a seletiva para os Jogos Pan-Americanos. Como foi a primeira competição do ano, sempre dá aquela empolgação a mais, ainda mais sendo para representar o Brasil em um campeonato tão importante que é o Mundial. Estou muito feliz e contente de permanecer na seleção e estou cada vez mais próxima do meu sonho que é estar na olímpiada de Tóquio, estou cada vez mais perto. Esse será um ano decisivo e vamos com tudo agora, treinar para o Mundial”, disse a campeã da seletiva na categoria -49kg.

Talisca ainda ressaltou a organização do evento e parabenizou a nova gestão da CBTKD. “Gostaria de ressaltar que esse foi um dos campeonatos mais organizados, teve transmissão e mostra todo o trabalho que a nova gestão vem fazendo com a modalidade”.

E o Grand Slam também teve medalhista olímpico se destacando. Maicon Andrade, bronze na Rio-2016, dominou a categoria acima do 87kg e segue absoluto na seleção brasileira de taekwondo. Quem acaba de entrar é Sandy Macedo, que vem embalada após o bronze na Olimpíada da Juventude em 2018.

Confira a lista de atletas da seleção brasileira de taekwondo:

Feminina

Valéria Rodruigues -46kg
Talisca Reis -49kg
Nathalia Dinis -53kg
Paloma Lima -73kg
Sandy Macedo -57kg
Milena Titoneli -67kg
Caroline Gomes -62kg
Gabrieli Siqueira +73kg

Masculina

Paulo Ricardo -54kg
João Victor – 63kg
Henrique Precioso -74kg
Edival “Netinho” Pontes -68kg
João Pedro Chaves -80kg
Icaro Miguel -87kg
Maicon de Andrade Siqueira +87kg

Mais em Taekwondo