Siga o OTD

Surfe

Yago Dora vence campeonato de aéreos em Hossegor

WSL/Masurel

Yago Dora vence campeonato só de aéreos no local da etapa de Hossegor. Evento do mundial de surfe deve começar nesta terça-feira.

Os fãs de surfe brasileiros tiveram uma madrugada inesperada nesta segunda-feira (08). Isso porque as previsões apontavam que a etapa de Hossegor, a 9ª do mundial de surfe masculino, começaria. No entanto, o vento entrou muito forte no pico de Culs Nus e isso deteriorou as condições do local. Dessa forma, a World Surf League (WSL) promoveu o evento especial Red Bull Airborne France, competição em que só seriam avaliadas manobras aéreas. Dois brasileiros foram convidados para competir. Ítalo Ferreira não foi bem e caiu ainda na primeira fase. Já Yago Dora deu show, voou à vontade e conquistou mais um título para o Brasil. Depois da disputa, o round 2 do evento principal feminino foi colocado na água, mas apenas duas baterias foram realizadas, devido às fracas condições.

Yago Dora vence com autoridade

Se no mundial de surfe, o Brasil já ganhou 7 das 8 etapas disputadas, não poderia ser diferente na competição de aéreos, que é especialidade dos nossos surfistas. E o representante foi o catarinense Yago Dora.

Na primeira fase, além dele, Italo Ferreira também competiu, mas demonstrou que seu foco está no circuito mundial, de fato. Em condições fracas, ele só surfou duas ondas e tirou 2.23 na melhor e 0.50 na segunda melhor, terminando em 15º dos 18 competidores. Já Yago Dora foi muito bem, tanto no round qualificatório, quanto na final.

Nas qualificatórias, Yago viu Kalani David tirar um 5.83, melhor nota da fase em um aéreo reverso sensacional. Logo atrás dele, Griffin tirou 5.33. Em terceiro, Dora com duas notas na casa dos 4. Vale lembrar que o critério de julgamento dos juízes foi, extremamente, rigoroso.

Griffin Colapinto, vice-campeão do Red Bull Airborne France. Foto: Poullenot/WSL

Na final, uma hora para os 6 melhores surfistas competirem. A melhor nota seria dobrada por dois e a segunda melhor comporia o somatório com peso 1. E aí foi que Yago se destacou do início ao fim. Ele não perdeu a liderança em nenhum momento, muito devido ao seu 6.67 – segunda melhor nota da disputa, atrás apenas do 6.77 de Griffin. O que fez a diferença no final foi a nota de backup de Yago: 4.93 x 3.67 do americano. E o Brasil comemorou mais um título em 2018.

Resultados – Red Bull Airborne Pro France

Final
1: Yago Dora (BRA) 18.27
2: Griffin Colapinto (EUA) 17.21
3: Jack Freestone (AUS) 15.37
4: Kalani David (HAV) 5.66
5: Matt Meola (HAV) 5.40
6: Eithan Osborne (EUA) 0.00

Round qualificatório
1: Kalani David (HAV) 16.83
2: Griffin Colapinto (EUA) 14.29
3: Yago Dora (BRA) 13.83
4: Matt Meola (HAV) 12.46
5: Eithan Osborne (EUA) 12.34
6: Jack Freestone (AUS) 11.26
7: Leonardo Fioravanti (ITA) 9.84
8: Jordy Smith (AFS) 9.80
9: Albee Layer (HAV) 9.76
10: Eric Geiselman (EUA) 9.60
11: Mason Ho (HAV) 9.17
12: Leif Engstrom (EUA) 8.63
13: Kael Walsh (AUS) 8.36
14: Maxime Huscenot (FRA) 6.20
15: Italo Ferreira (BRA) 4.96
16: William Aliotti (FRA) 2.60
17: Chippa Wilson (AUS) 1.46
18: sebastian Williams (MEX) 0.00

Previsão para a etapa da França

Previsão de ondas para Culs Nus, segundo o site magicseaweed.

Em um mar caótico, Caroline Marks é eliminada

Depois da competição de aéreos, a WSL colocou na água o round 2 feminino. Como a australiana Keely Andrew desistiu por lesão no joelho, a havaiana Malia Manuel avançou direto para o round 3 e, portanto, a primeira bateria a entrar na água foi a da havaiana Coco Ho e da neozelandesa Paige Hareb. Confirmando a boa fase, Coco dominou a adversária do início ao fim e se garantiu na próxima fase.

Na sequência foi a vez da norte-americana Caroline Marks, 5ª do mundo e maior promessa da elite, competir. Ela encarou a polinésia convidada Vahine Fierro e perdeu. Marks, que tem um backside muito forte, não conseguiu se achar e viu a wildcard distribuir trauletadas no inside para garantir a classificação com duas notas na casa dos 5. Não à toa essa bateria foi a última do dia – já que o mar estava, realmente, muito ruim.

Resultados – Round 2 feminino – etapa da França

1: Malia Manuel (HAV) x Keely Andrew (AUS) – DESISTIU POR LESÃO
2: Coco Ho (HAV) 10.66 x 5.70 Paige Hareb (NZL)
3: Caroline Marks (EUA) 8.26 x 11.00 Vahine Fierro (PYF)
4: Sally Fitzgibbons (AUS) x Pauline Ado (FRA)
5: Nikki Van Dijk (AUS) x Macy Callaghan (AUS)
6: Courtney Conlogue (EUA) x Sage Erickson (AUS)

Mais em Surfe