Siga o OTD

Surfe

 

Brasil tem cinco nas oitavas da etapa de Saquarema do Challenger Series



No masculino, passaram Samuel Pupo, Cauã Costa e Deivid Silva. Já no feminino, avançam Luana Silva e Tainá Hinckel



Luana Silva Challenger de Saquarema WSL
Luana Silva venceu a primeira bateria da segunda rodada feminina (Ana Catarina/World Surf League)

O Brasil segue representado por cinco surfistas na etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, do Challenger Series do circuito mundial de surfe. A segunda-feira (13) confirmou os classificados para as oitavas de final dos dois naipes. No masculino, passaram Samuel Pupo, Cauã Costa e Deivid Silva. Já no feminino, avançam Luana Silva e Tainá Hinckel.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Challenger Series é circuito de acesso para o Championship Tour, esse último onde está a elite do surfe mundial. São dez vagas no masculino e mais sete no feminino. A etapa de Saquarema é a quinta de sete na temporada 2025/2026. Depois dela, vêm Pipeline, no Havaí, em janeiro e, Newcastle, Inglaterra, em março.

Feminino

Luana Silva passou para as oitavas de final da etapa de Saquarema do Challenger Series ao vencer logo a primeira bateria da segunda rodada com 13,27 na somatória das duas melhores ondas. A francesa Tya Zebrowski também avançou ao ficar em segundo com 11,20. Tainá Hinckel ganhou a sexta bateria com 11,00, seguida pela peruana Arena Rodriguez (10,80).

Sophia Media foi eliminada ao ficar em terceiro lugar na segunda bateria computando 8,43. As duas primeiras que passaram foram a australiana India Robinson (12,00) e Annette Gonzalez Etxabarri (10,54), dos País Basco. Já Laura Raupp ficou em quarto na sétima bateria somando 7,80. A estadunidense Alyssa Spencer (11,23) e a japonesa Minami Nonaka (10,83) avançaram.

Masculino

A disputa pelas oitavas de final no masculino foi pra água após o feminino para a disputa de oito baterias. Na segunda, Cauã Costa (11,23) e Samuel Pupo (9,76) garantiram vagas. Deivid Silva e João Chianca estiveram na quarta bateria masculina, mas somente DVD (9,67) conseguiu se classificar para as oitavas ao lado do australiano Jordan Lawler (11,07). Chumbinho (8,27) e australiano Callum Robson acabaram eliminados.

Enfrentando australianos George Pittar (7,73) e Oscar Berry (11,47), além do basco Keoni Lasa (10,90), Lucas Vicente (9,80) também se despediu. A programação desta segunda-feira se encerrou restando duas baterias completar a terceira fase masculina. Na última delas, Mateus Herdy tem pela frente o australiano Kyuss King, o sul-africano Luke Thompson e o japonês Keijiro Nishi.  

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Surfe