Siga o OTD

Surfe

 

Rafael Teixeira brilha e sete brasileiros avançam no primeiro dia em Saquarema



Rafael Teixeira lidera a estreia brasileira no WSL Challenger Series de Saquarema. Sete surfistas do país avançaram para a segunda rodada



Rafael Teixeira brilha e sete brasileiros avançam no primeiro dia em Saquarema
Rafael Teixeira foi o brasileiro de melhor performance no primeiro dia da etapa de Saquarema do WSL Challenger Series (Kody McGregor/World Surf League)

A etapa de Saquarema do WSL Challenger Series começou neste sábado (11) com um dia de fortes emoções na Praia de Itaúna. A competição começou com as baterias da Fase de 80 masculina e seis confrontos da Fase de 48 feminina, em ondas de cerca de um metro e condições exigentes que testaram o talento dos surfistas. O primeiro dia de disputas na Praia de Itaúna teve boas ondas entre 1 e 1,2 metros, resultados sólidos de brasileiros e um marco histórico no surfe feminino.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Rafael Teixeira vence e puxa fila brasileira

O catarinense Rafael Teixeira, de 32 anos, foi o principal destaque brasileiro do dia. Ele venceu a sexta bateria com com 12,23 pontos, somando notas de 6,50 e 5,73 — desempenho que o colocou entre os melhores do dia. O havaiano Luke Tema (10,50) também avançou, enquanto o português Afonso Antunes (10,06) e o australiano Tully Wylie (8,73) caíram fora.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dobradinha com Weslley Dantas e Peterson Crisanto

A quinta bateria teve dobradinha brasileira. Weslley Dantas, convidado da etapa, venceu com 9,83 pontos, seguido de Peterson Crisanto, que fez 8,90. O australiano Dylan Moffat (8,83) e o francês Justin Becret (8,80) foram superados por margens mínimas. Os dois avançam para a fase de 64, onde voltam a competir neste domingo.

Além de Rafael Teixeira, Weslley Dantas e Peterson Crisanto, Cauã Costa, Wesley Leite, Weslley Dantas, Peterson Crisanto, Rafael Teixeira e Kaue Germano também avançaram no masculino. Jadson André, Igor Moraes, Daniel Templar e José Francisco foram eliminados.

Stairmand lidera o dia; Kauli Vaast mantém embalo

O neozelandês Billy Stairmand fez o maior somatório do dia entre os homens, com 12,50 pontos (6,50 + 6,00) na segunda bateria. Ele superou o sul-africano Luke Slijpen (10,67), o japonês Daiki Tanaka (10,33) e o australiano Dakoda Walters (8,03).

Já o francês Kauli Vaast, atual líder do ranking do Challenger Series, manteve o bom momento e venceu a quarta nateria com 12,33 pontos, à frente do japonês Joh Azuchi (10,77). Os brasileiros Daniel Templar e José Francisco foram eliminados.

Tya Zebrowski faz história e Tainá Hinckel avança

A francesa-taitiana Tya Zebrowski, de apenas 14 anos, entrou para a história ao se tornar a mais jovem surfista a garantir vaga no Championship Tour (CT). A classificação veio após a vitória na primeira bateria da fase de 48, com 11,67 pontos, superando Kiara Goold (11,63), Jahly Stokes (9,93) e Sophia Gonçalves (BRA) (4,93).

“Não sabia que a classificação viria hoje! Quando minha amiga Kiara me contou, fiquei em choque. Só quero me divertir e surfar o meu melhor”, disse a jovem promessa, que disputará o CT pela França em 2026.

A peruana Arena Rodriguez teve o maior somatório do dia no feminino, com 13,00 pontos (7,00 + 6,00), na sexta bateria, à frente da japonesa Nanaho Tsuzuki (8,70). A israelense Anat Lelior também se destacou com a melhor nota individual (7,17).

A brasileira Tainá Hinckel avançou em segundo lugar na quinta bateria com 8,77 pontos, atrás apenas da americana Reid Van Wagoner (9,07). Ela volta a competir no Fase de 32, em confronto com Kirra Pinkerton (EUA), Teresa Bonvalot (POR) e Arena Rodriguez (PER).

Domingo promete estreias e ondas consistentes

A próxima chamada está marcada para domingo (12), às 7h30 (de Brasília). O dia deve começar com as duas baterias finais da fase de 48 feminina e a sequência do Round of 64 masculino, com a estreia de nomes como Samuel Pupo, Deivid Silva, João Chianca, Michael Rodrigues, Mateus Herdy, Ian Gouveia e Lucas Vicente.

A previsão indica ondas de até 1,2 metro e vento moderado, mantendo boas condições em Itaúna para o segundo dia de competição.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia Jornalista esportivo desde 1997 com experiência em coberturas de Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, Mundiais, Jogos Pan-Americanos e muito mais. Teve passagens por ESPN, Portal Terra, TV Gazeta, Gazeta Esportiva, Agora São Paulo e Agência Estado

Mais em Surfe