Siga o OTD

Surfe

 

WSL: Saquarema é fortaleza dos surfistas brasileiros



Desde de que o evento estreou no CT da WSL, em 2017, somente surfistas da Brazilian Storm conquistaram o lugar mais alto do pódio



Italo Ferreira - WSL Saquarema 2024
Foto: Thiago Diz/World Surf League

A cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, volta a ser o centro do surfe mundial entre os dias 21 e 29 de junho com a realização da etapa do Championship Tour (CT) da Liga Mundial de Surfe (WSL). Esta será a sétima vez que a praia de Itaúna recebe um evento do circuito e, desde sua estreia no calendário da WSL em 2017, apenas surfistas brasileiros venceram na região.

O domínio nacional começou com Adriano de Souza em 2017. Na sequência, Filipe Toledo conquistou os títulos de 2018, 2019 e 2022. As edições de 2020 e 2021 não ocorreram por conta da pandemia da Covid-19. Em 2023, Yago Dora subiu ao topo do pódio. Já em 2024, foi Italo Ferreira quem brilhou, garantindo a vitória de forma incontestável. Três desses campeões estão confirmados na disputa deste ano: Toledo, Dora e Ferreira.

Yago Dora - WSL Trestles 2025
Yago Dora (Foto: Pat Nolan/World Surf League)

Italo Ferreira destacou o impacto da torcida em Saquarema, palco que ficou conhecido como o Maracanã do Surfe. “A galera vibrando a toda manobra te motiva e traz uma energia além do que você tem. Expectativa é que tenha mais gente, campeonato vem ganhando força ao longo dos anos, vai ser um evento muito grande e especial”, afirmou. “É um evento que eu ganhei no ano passado na frente dos meus pais e amigos e agora venho um pouco mais leve, mais tranquilo até porque eu já venci”, completou o potiguar.

Competidores de alto nível

Além dos nomes já consagrados, o Brasil será representado também por Alejo Muniz, Miguel Pupo, João Chianca, Peterson Crisanto e Gabriel Klaussner.Entre os competidores internacionais, o destaque é Jordy Smith. O sul-africano lidera atualmente o ranking da WSL e busca quebrar a sequência invicta dos brasileiros em Itaúna. Além disso, quer aumentar sua vantagem na classificação geral para chegar com vantagem no Lexus WSL Finals, marcado para acontecer em Fiji.

No feminino, o país também tem chances reais de conquistar sua primeira vitória em Saquarema. Luana Silva, campeã mundial pro junior no início do ano, tem mostrado evolução em sua primeira temporada no CT. Foi vice-campeã em Bells Beach, na Austrália, e agora competirá com o apoio da torcida local. Saquarema é também a cidade de João Chianca, seu namorado. A equipe brasileira feminina ainda contará com Tatiana Weston-Webb, que retorna à etapa por meio de um wildcard.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“A etapa do Vivo Rio Pro de Saquarema é, sem dúvidas, uma das mais marcantes do Circuito Mundial da WSL. Essa é a casa da ‘Brazilian Storm’ e o encontro sempre fervoroso com público brasileiro motiva ainda mais os nossos surfistas”, conclui o presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho

*Com informações da Liga Mundial de Surfe (WSL)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Surfe