Siga o OTD

Surfe

Tatiana fica na 3ª posição; Medina e Filipe seguem na disputa

Gabriel Medina, Yago Dora, Filipe Toledo e Michael Rodrigues estão nas quartas; Tatiana Weston-Webb termina na terceira posição

Dia de decisão em Saquarema. A etapa feminina coroou, nesta quarta-feira (16), a australiana Stephanie Gilmore. Na grande final, Gilmore derrotou a norte-americana Lakey Peterson e conquistou o título da etapa brasileira do Circuito Mundial pela primeira vez em sua vitoriosa carreira.

Tatiana Weston-Webb perdeu na semifinal para Peterson e acabou ficando na terceira colocação. A mais nova brasileira no Circuito Mundial de surfe fez uma batalha dura contra a norte-americana, mas não teve o mesmo desempenho das fases anteriores e ficou a um passo da final em Saquarema.

Tatiana somou 10.40 (5.17 + 5.23), enquanto Lakey Peterson passou para a final com a combinação de 11.27 (5.10 + 6.17). Vale lembrar que esta foi a primeira competição do circuito feminino em que Tatiana usa a bandeira brasileira como país

A norte-americana impediu que a gaúcha Tatiana Weston-Webb fizesse sua segunda final no ano com Stephanie Gilmore, como na etapa de Bells Beach que a hexacampeã mundial ganhou na Austrália. Mesmo com a derrota nas semifinais, Tatiana ganhou uma posição no ranking e agora é a terceira colocada no Jeep Leaderboard. Essa foi a primeira vez que ela competiu como brasileira no Circuito Mundial, pois sempre representava o Havaí onde mora desde criança e agora decidiu passar a defender o país onde ela nasceu.

“Tentei não colocar muita pressão em mim agora que estou representando o Brasil no Tour, consegui manter a calma e estou bem feliz com meu resultado e todo o apoio que recebi da torcida aqui”, disse Tatiana Weston-Webb. “Saquarema é um lugar que tem bastante energia positiva e aconteceram muitas coisas boas nessa semana. Teve o meu aniversário (de 22 anos em 9 de maio), vai ter o do Yago (Dora) na sexta-feira, nossas famílias são muito amigas, o pai dele é meu técnico também, então no geral está sendo tudo muito divertido aqui. Gosto muito dessa onda de Itaúna, gostei da Barrinha também e saio daqui bem feliz com tudo”.

A última bateria que a gaúcha Tatiana Weston-Webb venceu em Saquarema foi justamente contra a outra brasileira da elite mundial, a cearense Silvana Lima. As duas se enfrentaram nas quartas de final e Silvana vinha embalada da grande apresentação na fase anterior. No entanto, a baixinha não conseguiu achar boas ondas para surfar na bateria e Tatiana pegou as melhores para vencer fácil por 15,33 a 4,60 pontos. Silvana permanece em décimo lugar no ranking das quatro etapas completadas no Brasil. A próxima começa dia 29 na Indonésia

Depois de eliminar a brasileira, Lakey Peterson foi derrota por Stephanie Gimore na grande final. Com o título em Saquarema, Stephanie Gilmore segue firme na busca pelo seu sétimo título mundial. Ela ganhou o confronto direto pela lycra amarela do Jeep Leaderboard na final do Oi Rio Pro com vice-líder Lakey Peterson e agora abriu quase 4.000 pontos de vantagem sobre a norte-americana, que barrou a brasileira Tatiana Weston-Webb nas semifinais.

“Finalmente eu consegui vencer aqui, pois já faz um tempão que estou atrás de uma vitória aqui no Brasil”, disse Stephanie Gilmore. “Tive alguns momentos difíceis aqui e é sempre um desafio competir com tantas meninas talentosas que estão no Tour. Mas, eu adoro o Brasil, esse lugar é lindo e me diverti bastante. Consegui tocar minha guitarra num show com as meninas (Lakey Peterson e Carissa Moore) essa semana, peguei altas ondas e só quero agradecer a todos os fãs do Brasil. Muito obrigada amigos e já estou ansioso para voltar aqui no ano que vem”.

QUARTETO FANTÁSTICO

Dos cinco brasileiros que estavam na quarta rodada, apenas Ian Gouveia ficou de fora das quarats de final. Isso porque Ian teve que enfrentar outros dois brasileiros em sua bateria. Melhor para Filipe Toledo e Michael Rodrigues, que eliminaram Ian e se garantiram nas quartas.

Filipe assumiu a ponta com uma nota 8,33, massacrando uma onda com manobras potentes e na seguinte arriscou um aéreo incrível, voando muito alto para fazer o giro completo no ar e aterrisar com perfeição. Os juízes concordaram com a vibração da torcida e deram a primeira nota 10 do Rio Pro para ele se tornar o recordista absoluto do campeonato, com 18,33 pontos de 20 possíveis.

“Na verdade, naquela hora eu estava bem nervoso ainda, com medo do Ian (Gouveia) e do Michael (Rodrigues) virarem a bateria, pois são dois surfistas com imenso talento pra fazer isso. Mas aquela onda veio, eu estava no lugar certo na hora certa e Deus me abençoou com a nota 10”, contou Filipe Toledo. “Não foi uma onda boa para manobrar, então fiquei tentando sempre buscar a melhor sessão, consegui fazer uma manobra e quando eu tava chegando na parte boa dela, já estava vindo uma sessão animal pro aéreo e só pensei que a hora era aquela, então fui com tudo e deu certo, graças a Deus”.

Michael Rodrigues passou em segundo para as quartas de final e o pernambucano Ian Gouveia terminou em nono lugar na etapa brasileira do CT.

Gabriel Medina também se garantiu. Contra Sebastian Ziets e Ezekiel Lau, Medina não teve muitas dificuldades, assumiu a liderança no meio da bateria e depois só administrou a vantagem. Ziets foi o eliminado.

Já Yago Dora teve o maior dos desafios. John John Florence, atual bicampeão do mundo, estava na bateria de Yago, assim como o novato australiano Wade Carmichael. E Yago fez bonito, venceu a bateria e ainda viu Carmichael tirar Florence da disputa em Saquarema.

Para finalizar, Julian Wilson, atual líder da temporada, venceu sua bateria e também se garantiu nas quarats de final. Kolohe Andino foi o segundo na bateria, enquanto Kanoa Igarashi ficou pelo caminho.

Não se sabe quando as quartas serão realizadas, mas já sabemos os confrontos. Filipe Toledo pega o norte-americano Kolohe Andino. Michael Rodrigues terá uma baita desafio pela frente, já que vai enfrentar Julian Wilson. Gabriel Medina pega Wade Carmichael, e Yago Dora enfrenta Ezekiel Lau.

Pela primeira vez na história do World Surf League Championship Tour, iniciada em 1992, uma etapa valendo título mundial poderá ter quatro brasileiros disputando as semifinais. Isso porque eles estão em todas as baterias das quartas de final.

 

Mais em Surfe