8 5
Siga o OTD

Surfe

Italo Ferreira dá show na final e é campeão em Abu Dhabi

Campeão olímpico e mundial amassou Rio Waida na decisão e conquistou seu primeiro título na temporada da WSL

Italo Ferreira campeão em Abu Dhabi
Foto: Thiago Diz/World Surf League

Italo Ferreira é o campeão da etapa de Abu Dhabi da Liga Mundial de Surfe (WSL). Neste domingo (16), o campeão mundial e olímpico venceu baterias nas quartas e semifinais para a chegar a decisão contra Rio Waida, da Indonésia. Na grande final dominou a bateria e fez 17.27 (8.67 e 8.60) na somatória contra 14.50 (7.83 e 6.67) de Waida.

+WSL Abu Dhabi 2025 – agenda, baterias e resultados ao vivo

A final

Rio Waida abriu a final emplacando uma bela linha e conseguiu 6.17 em sua primeira onda para a direita. Na sequência encaixou dois tubos para esquerda, com boas rasgadas e ainda um reverse no meio do percurso. Os juízes lhe deram 7.83.

Em sua primeira rodada, Italo apostou em uma coreografia com rasgadas fortes para esquerda e emendou com um flotater para emplacar um 8.67 na direita. Na esquerda, ele encaixou na linha, tubo, rasgadas, alley oop e um reverse para encerrar com 8.60.

Encurralado, Waida entrou sob pressão para as suas duas últimas ondas. Ele arriscou algumas manobras na linha para a direita, mas só conseguiu melhorar a nota para 6.67. Com isso, somente uma nota impossível de 10.60 lhe daria virada.

Com isso, a segunda vez que o brasileiro entrou na piscina foi protocolar. Ele vestiu a bandeira do Brasil e fez uma volta comemorativa para o seu primeiro título na temporada.

Líder do ranking

Com o resultado em Abu Dhabi, Italo Ferreira chegou a 16,085 pontos na temporada e assumiu a liderança do ranking masculino. Atrás dele está o havaiano Barron Mamiya com 11.330 pontos. Miguel Pupo é o terceiro colocado com 9,490 pontos. Ethan Ewing, da Austrália, fecha o top-5 com 9,405. 

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Surfe