Siga o OTD

Surfe

Medina e Ítalo estão nas quartas de final em Bells Beach

Buscando título inédito na carreira, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira se classificaram para as quartas de final da etapa de Bells Beach. Silvana Lima avança às semifinais.

Gabriel Medina e Ítalo Ferreira estão nas quartas de final a etapa de Bells Beach. Nesta segunda-feira, os brasileiros se classificaram em primeiro e segundo lugares da quarta bateria da quarta fase e seguem em busca do título inédito. O potiguar, que encara Ezeziel Lau (HAV) nas quartas, tem como melhor resultado na segunda parada da perna australiana a terceira colocação, em 2016. Já Gabriel, que enfrenta Frederico Morais (POR) na próxima fase, tem como marca o quinto lugar em 2015.

No feminino, Silvana Lima eliminou a tricampeã mundial Carissa Moore (HAV) com ondas nos últimos segundos. Primeira surfista do Brasil a tocar o sino de Bells Beach, a cearense segue viva na disputa pelo bicampeonato. Silvana vibrou muito ao ouvir, já na praia, que havia conquistado a virada.

+ASSISTA AO VIVO A SEGUNDA ETAPA DA PERNA AUSTRALIANA

Já Filipe Toledo, Willian Cardoso e Adriano de Souza foram eliminados na terceira fase, assim como Jessé Mendes, que competiu no último domingo. A próxima chamada para a competição será nesta terça-feira, às 17h30 (horário de Brasília). A expectativa é que o campeonato seja concluído nesta quarta-feira. Amanhã o mar deve diminuir e há a possibilidade de ser decretado “day off” (dia de competição).

A competição começou em seu palco tradicional, tendo suas melhores ondas justamento no primeiro duelo brasileiro, entre Filipe Toledo e Ítalo Ferreira. A décima bateria da terceira fase foi uma das mais disputadas do Circuito até o momento, com o potiguar conseguindo a melhor nota (8,50) e somatória (16,60) na competição até o momento. Ítalo já tinha a melhor onda do campeonato, quando fez 8,33 na repescagem contra o compatriota Michael Rodrigues.

Com a piora do mar, a organização decidiu, ao final da bateria entre Gabriel Medina e Willian Cardoso, com vitória do campeão mundial, a etapa foi transferida para Winkipop (palco do primeiro dia se competição), para a realização da quarta fase masculina. Após uma hora de espera, os surfistas voltaram para água para a disputa do quarto round que, além dos brasileiros, contou com uma vitória emocionante de Mick Fanning (AUS).

Silvana Lima supera tricampeã mundial e está nas semis


Haja coração para acompanhar a primeira bateria das quartas de final feminina entre Silvana Lima e a tricampeã mundial Carissa Moore. Encontrando a melhor onda da disputa (7,27) nos segundos finais, a cearense vibrou muito com a virada para cima da havaiana. Com uma excelente atuação até o momento, Silvana demorou a engrenar . Somando notas baixas (não superando os três pontos), a vitória parecia encaminhada para Moore, que detinha 7,00. A brasileira, no entanto, encontrou uma boa direita que rendeu a mesma nota e a recolocou na briga. Carissa encontrou uma oportunidade sob a prioridade de Lima, conseguiu 5,53, somando 12,53. Sem tempo para lamentar a falha, Silvana buscou a onda da virada, que chegou nos segundos finais. A brasileira ainda manobrada quando a sirene soou. Nas pedras de Winkipop, a cearense vibrou muito ao ouvir o 7,27 que lhe rendeu a som de 14,27 e a vaga nas semifinais, contra a havaiana Tatiana Weston-Webb.

Gabriel e Ítalo em busca do sino australiano

Dois brasileiros seguem vivos na briga pleo título de Bells Beach. Na última bateria da quarta fase, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira eliminaram o francês Jeremy Flores, ficando com as duas vagas para as quartas de final. Em bateria com poucas séries e ondas pequenas devido a ação do vento, os brasileiros se alternaram na liderança da bateria, que foi vencida por Medina (13,33), seguida pleo potiguar (12,17).


Após o show em duelo contra Filipe Toledo, na terceira fase, Ítalo não conseguiu o mesmo desempenho. O potiguar conseguiu abrir a bateria com 7,50. Na sequência, porém, não conseguiu uma boa segunda nota e, na reta final, chegou a ser ameaçado pelo francês. Medina, ao contrário, foi crescendo no decorrer dos 40 minutos. Cometendo erros incomuns, munto em conta do mar mexido, o campeão mundial começou a bateria brigando pela segunda vaga. A liderança veio com a segunda maior nota da disputa, 7,00, já na reta final.

Ítalo está na terceira bateria das quartas de final e encara o havaiana Ezekieu Lau. Já Gabriel está na quarta, contra o português Frederico Morais. Caso avancem, os brasileiros se enfrentam nas semifinais, garantindo um representante da Tempestade Brasileira na grande final de Bells Beach.

Show de surfe no duelo entre Ítalo Ferreira e Filipe Toledo

Com direito a maior soma do evento masculino até o momento (16,60), além da maior nota (8,50), Ítalo Ferreira deu o troco em Filipe Toledo em Bells Beach. Após derrota, também no round 3 para o natural de Ubatuba, o potiguar conseguiu a vitória na 10ª bateria da terceira fase com direito a show de surfe. Após ver o compatriota Adriano de Souza de despedir, os brasileiros mostraram ótima leitura das ondas da competição, que tinham bom tamanho.

Filipinho abriu a bateria com 7,33. Esperando uma boa oportunidade Ítalo pisou na prancha no mesmo momento em que Toledo surfava sua segunda onda. O potiguar, no entanto, levou a melhor, conseguindo 8,50 contra 6,50 do paulista. Na sequência, Ferreira somou 8,07 em sua segunda onda. Filipe respondeu com 8,07, mas precisava de 8,53 para a virada. O número 77 se despede com a 13ª colocação. O placar final foi 16,60 a 15,40.

Gabriel Medina bate Willian Cardoso

Em mais uma bateria verde e amarela, sendo a 12ª da terceira fase, Gabriel Medina e Willian Cardoso sofreram com a falta de séries. Mesmo assim, os brasileiros conseguiram manter a disputa parelha, com as notas muito próximas. Acostumado a pegar várias ondas para construir o marcador, Medina viu Panda abrir o marcador com 4,33.  Na sequência, Gabriel encontrou uma boa direita e, mesmo caindo na finalização, conseguiu 6,83 dos juízes. Willian respondeu com 6,83. O campeão mundial encontrou outra boa oportunidade, fazendo 7,33 e complicando a vida de estreante. Cardoso ainda conseguiu 7,20 em sua última tentativa, mas não foi o suficiente para avançar. O placar final da bateria foi 14,16 a 13,30. Na Gold Coast, ambos os surfistas terminaram na 13ª colocação.

De virada, Mick Fanning avanças às quartas

Escrevendo seus últimos capítulos no surfe mundial, Mick Fanning (AUS) mostrou que segue afiado com a prancha no pé. Na segunda bateria da quarta fase, o australiano assumiu a liderança da disputa nos minutos finais. Após assistir Patrick Gudauskas (EUA) liderar grande parte dos 40 minutos da competição,com 14,00 (7,00 e 7,00) Mick entrou uma direita que valeu 7,30 e o mandou  da terceira para a primeira colocação da bateria. Fanning, que se aposenta ao final da etapa de Bells Beach, busca sua sétima final na competição e seu sexto sino. Sem encontrar uma boa segunda nota, cometendo um erro fatal quando detinha a prioridade, Matt Wilkinson (AUS) se despediu com a nona colocação e com 13,17 pontos. Mick somou 14,33. Fanning é o único surfista vivo no campeonato que já badalou o sino anteriormente.

Adriano de Souza se despede de sonho do bicampeonato

Campeão de Bells Beach em 2013, Adriano de Souza se despediu da competição ao final da nona bateria da terceira fase. Mesmo com a melhor nota da disputa, 6,70, Mineirinho não conseguiu encontrar uma segunda nota suficiente para a virada para cima do americano Conner Coffin (EUA). Com ambos os atletas com um placar baixo (9,83 e 9,63). Nos segundos finais, uma série pequena chegou à praia. Com os dois surfistas errando suas manobras, Adriano conseguiu 2,93 (precisava de 3,13), e não se classificou para a quarta fase. Anteriormente, Mineiro tinha entrado em uma onda que possibilitaria a virada, mas acabou caindo e desperdiçando a oportunidade.

John John Florence é eliminado

Atual bicampeão mundial, John John Florence segue em busca de seu surfe nesta temporada. Após a eliminação na repescagem na Gold Coast, o havaiano não conseguiu bater o compatriota Ezekiel Lau  na sétima bateria da terceira fase. Em disputa com poucas ondas, John John viu Lau abrir a bateria com 7,00 e, na sequência, somar mais 6,07. Em desvantagem, Florence aguardou a chegada de uma boa oportunidade para encostar no marcador. O havaiano, porém, pecou em duas oportunidades e teve como melhor nota 5,93. O placar final foi 13,07 a 9,76.

Somando dois resultados considerados descartes, John John precisa somar pontos caso almeje o tricampeonato mundial. A virada pode começar em Margaret River (AUS), local onde o havaiano é o atual campeão e disputou duas finais na carreira.

Confira os resultados desta segunda-feira:

Masculino

Terceira Fase

1. Wade Carmichael (AUS) 13,30 X 12,17 Jordy Smith (AFS)

2. Michael Bourez (TAH) 12,84 X 9,66 Kolohe Andino (EUA)

3. Owen Wright (AUS) 15,14 X 10,33 Jessé Mendes (BRA)

4. Matt Winkinson (AUS) 13,77 X 12,33 Griffin Colapinto (EUA)

5. Mick Fanning (AUS) 13,56 X 9,10 Sebastian Zietz (HAV)

6. Patrick Gudauskas (EUA) 10,73 X 9,37 Julian Wilson (AUS)

Realizadas hoje

7. Ezekiel Lau (HAV) 13,07 X 9,76 John John Florence (HAV)

8. Frederico Morais (POR) 11,60 X 9,07 Joel Parkinson (AUS)

9. Conner Coffin (EUA) 9,83 X 9,63 Adriano de Souza (BRA)

10. Ítalo Ferreira (BRA) 16,60 X 15,40 Filipe Toledo (BRA)

11. Jeremy Flores (FRA) 11,86 X 11,73 Adrian Buchan (AUS)

12. Gabriel Medina (BRA) 14,16 X 13,30 Willian Cardoso (BRA)

Quarta Fase

1. Michael Bourez (TAH) 15,77 X Owen Wright (AUS) 12,00 X Wade Carmichael (AUS) 10,60

2. Mick Fanning (AUS) 14,33 X Patrick Gudauskas (EUA) 14,00 X Matt Winkinson (AUS) 13,17

3. Ezekiel Lau (HAV) 12,57 X Frederico Morais (POR) 11,16 X Conner Coffin (EUA) 11,10

4. Gabriel Medina (BRA) 13,33 X Ítalo Ferreira (BRA) 12,17 X Jeremy Flores (FRA) 11,00

 

Feminino

Quartas de Final

1. Silvana Lima (BRA) 14,27 X 12,53 Carissa Moore

2. Tatiana Weston-Webb (HAV) 14,50 X 10,73 Nikki Van Dijk (AUS)

3. Caroline Marks (EUA) 15,10 X 13,57 Johanne Defay (FRA)

4. Stephanie Gilmore (AUS) 13,36 X 11,07 Sage Erickson (EUA)

Mais em Surfe