Siga o OTD

Surfe

Jessé Mendes perde e se despede da etapa de Bells Beach

Reprodução/Twitter

Com apenas seis baterias na água, Jessé Mendes é superado por Owen Wright e se despede da etapa de Bells Beach do Mundial de Surfe com a 13ª colocação. Próxima chamada será nesta segunda-feira, às 17h30 (horário de Brasília).

Em mais um curto dia de competição em Bells Beach, a Tempestade Brasileira perdeu seu primeiro representante na terceira fase. Neste domingo, o estreante Jessé Mendes acabou superado pelo australiano Owen Wright e se despediu da etapa. Como as condições do mar pioraram no decorrer das baterias, com a chegada do vento maral a organização optou por paralisá-lo ao final da sexta bateria. A próxima chamada para a segunda etapa da perna australiana será às 17h30 (horário de Brasília). A expectativa é encerrar a competição na quarta-feira (4), já que há a expectativa de boas ondas nos próximos dias, principalmente pela manhã.

Apesar de curto, o dia contou com bons momentos. Na quarta bateria da terceira fase, Matt Wilkinson fez a melhor nota do dia (8,00) em vitória consistente contra o estreante e vencedor da Triplice Coroa Havaiana, Griffin Colapinto (EUA). O americano veio embalado para Bells após chegar às semifinais na Gold Coast.

+SILVANA LIMA ESTÁ NAS QUARTAS DE FINAL

Além disso, Mick Fanning (AUS) foi para a água hoje. Fazendo sua despedida do surfe profissional, o australiano é o queridinho da torcida local para badalar o sino. A cada onda de Fanning, o público reagia com palmas e gritos de incentivo. Mick já venceu Bells em quatro oportunidade e disputou seis finais.

Já o atual campeão da etapa e o líder  do ranking mundial se despediram da etapa com a 13ª colocação. Jordy Smith (AFS) pecou na escolha de ondas e Julian Wilson (AUS) sofreu com a falta delas. Nas seis baterias restantes da terceira etapa, cinco brasileiros lutam por vagas no quarto round. São eles: Adriano de Souza, Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Willian Cardoso.

 

Jessé Mendes é barrado por inspirado Owen Wright

Fazendo sua estreia no WCT após classificação com a segunda colocação no WQS (divisão de acesso), Jessé Mendes acabou derrotado pelo australiano Owen Wright. Em duelo de goofy fotters (atletas que surfam com o pé direito na frente), o experiente local mostrou ótima leitura de ondas, em bateria (terceira do dia) com poucas oportunidades para fazer 15,14 contra 10,33 do brasileiro. Jessé demorou para pegara sua primeira onda, o brasileiro surfou ondas menores, que não proporcionaram grandes manobras. Precisando de 8,11 para a virada, Mendes ainda encontrou uma boa ondulação no minuto final, mas foi bloqueado por Owen, que tinha a prioridade. A onda valeu 7,87 para o australiano.

Em clima de despedida, Mick Fanning segue em busca do quinto sino

Com quatro vitórias e seis finais em Bells Beach, Mick Fanning segue em busca de seu último título como profissional. Em sua despedida, o australiano contou com uma praia lotada para bater o havaiano Sebastian Zietz e avançar para a quarta fase. Com um surfe de excelência, o tricampeão mundial somou 13,56, com direito a maior nota da quinta bateria da terceira fase (7,33), contra 9,10 de Zietz. Neste domingo Mick usou o mesmo adesivo da Rip Curl da época em que assinou o contrato. A marca também ofereceu uma festa ao australiano na última quarta-feira.


Novato apronta para cima de atual campeão

Colecionador de bons resultados em Bells Beach, o sul-africano Jordy Smith deu adeus ao sonho do bicampeonato. Contra o novato Wade Carmichael (AUS), o atual detentor do título da etapa amagou seu segundo pior resultado na competição, superando apenas a 33ª colocação de seu ano de estreia na elite do surfe (2008). Esta é a segunda vez que Jordy para na terceira fase, já que, na Gold Coast, foi barrado pelo brasileiro Michael Rodrigues. Smith termina na 13ª colocação desde a etapa da França, ainda em 2017.

Abrindo o dia de competições, Wade foi o primeiro a surfar, conseguindo, de cara, 7,00. Jordy respondeu um pouco depois, com 6,77. A definição, no entanto, viria em uma série. Sem a prioridade, o sul-africano pegou a primeira da série e tirou 5,50. Logo atrás, Carmichael encontrou uma onda maior e, com manobras mais fortes, conseguiu 6,30 para assegurar a vitória. Smith ainda pegou uma boa ondulação, mas acabou desperdiçando a chance.

Julian Wilson também se despede


Atual líder do ranking mundial e campeão de Gold Coast, Julian Wilson se despediu, neste domingo, de Bells Beach. Contra o americano Patrick Gudauskas, que volta ao WCT após cinco anos, o australiano sofreu com a vasta escassez de ondas. Liderando a bateria com 9,37, Julian viu, nos minutos finais, seu adversário encontrar uma onda, conseguir 6,23 e virar a bateria com a soma de 10,73. Com o resultado, Julian deve perder a liderança do Circuito Mundial. Caso este cenário se concretize, a seguirá sem um atleta disputar duas etapas com a camiseta amarela.

Confira as baterias da terceira fase:

1. Wade Carmichael (AUS) 13,30 X 12,17 Jordy Smith (AFS)

2. Michael Bourez (TAH) 12,84 X 9,66 Kolohe Andino (EUA)

3. Owen Wright (AUS) 15,14 X 10,33 Jessé Mendes (BRA)

4. Matt Winkinson (AUS) 13,77 X 12,33 Griffin Colapinto (EUA)

5. Mick Faning (AUS) 13,56 X 9,10 Sebastian Zietz (HAV)

6. Patrick Gudauskas (EUA) 10,73 X 9,37 Julian Wilson (AUS)

7. John John Florence (HAV) X Ezekiel Lau (HAV)

8. Joel Parkinson (AUS) X Frederico Morais (POR)

9. Adriano de Souza (BRA) X Conner Coffin (EUA)

10. Filipe Toledo (BRA) X Ítalo Ferreira (BRA)

11. Adrian Buchan (AUS) X Jeremy Flores (FRA)

12. Gabriel Medina (BRA) X Willian Cardoso (BRA)

Mais em Surfe