Siga o OTD

Surfe

Etapa de Peniche é adiada e será decidida no sábado

Por conta das condições ruins do mar nos próximos dois dias, a competição em Portugal terá seu dia final no sábado (16); Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb ainda seguem vivos na disputa

Gabriel Medina entrando na água na etapa de Peniche do Circuito Mundial (Thiago Diz/World Surf League)
(Foto: WSL)

O MEO Rip Curl Pro Portugal, a tradicional etapa de Peniche do Circuito Mundial de surfe, teve sua disputa final adiada. Agora, o evento se encerrará no próximo sábado (16), ainda com a presença dos brasileiros Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb. A chamada deve ocorrer às 4h, no horário de Brasília-DF.

As condições degradantes nos próximos dois dias, com ondas menores e ventos terrestres, levaram os responsáveis do evento a adiar o encerramento para sábado. Segundo a organização, o último dia da janela oficial oferecerá o melhor cenário possível para os surfistas encontrarem as grandes ondas do famoso pico de Supertubos.

Atualmente, oito homens e quatro mulheres continuam vivos na disputa e lutarão pelo título em Peniche, além de pontos importantes no ranking mundial, visando se manter na elite após o corte no meio da temporada. No masculino, Gabriel Medina irá enfrentar o italiano Leonardo Fioravanti, atleta treinado pelo ex-surfista Adriano de Souza, nas quartas de final. Já no feminino, Tatiana Weston-Webb já está garantida na semi e medirá forças com a australiana Tyler Wright.

Briga pela lycra amarela

Na corrida pela primeira posição do ranking da WSL, quatro competidores estão em condições de assumir a lycra amarela antes da etapa australiana. O vice-campeão mundial do ano passado, Ethan Ewing, da Austrália, é um dos candidatos, assim como o estadunidense Griffin Colapinto, que já foi campeão em Peniche anteriormente. Os outros dois que correm por fora são Crosby Colapinto, irmão de Griffin, e o marroquino Ramzi Boukhiam, ambos estreantes no Circuito Mundial.

Apesar da eliminação nas oitavas de final em Portugal, a australiana Molly Picklum já garantiu a permanência da camisa amarela até a próxima competição, já que todas as quatro surfistas restantes não conseguem ultrapassá-la mesmo com o título em Peniche. Além de Tati e Tyler, a francesa Johanne Defay e a estadunidense Lakey Peterson se enfrentarão na outra chave de semifinal.

*Com informações da World Surf League

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe