Siga o OTD

Surfe

Tati Weston-Webb e Luana Silva vão às quartas em Peniche

No mata-mata da etapa de Peniche do Circuito Mundial, as brasileiras passaram pela australiana Sally Fitzgibbons e pela estadunidense Caitlin Simmers, respectivamente

Tatiana Weston-Webb em ação na etapa de Peniche da WSL (Damien Poullenot/World Surf League)
(Damien Poullenot/World Surf League)

Na chave feminina da etapa de Peniche do Circuito Mundial de surfe, as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Luana Silva se classificaram às quartas de final do torneio. Por conta das condições ruins do mar, o evento se mudou temporariamente do pico de Supertubos para Molhe Leste. As disputas devem voltar ao local tradicional na próxima chamada. Entre os homens, Gabriel Medina e Deivid Silva superaram a repescagem.

Na primeira rodada do mata-mata, Tati derrotou a australiana Sally Fitzgibbons, surfista que venceu a brasileira na final do ISA Games, no último domingo (3). Agora, ela irá encarar a havaiana Bettylou Sakura Johnson pelas quartas. Já Luana, bateu a estadunidense Caitlin Simmers e avançou para enfrentar a francesa Johanne Defay. Medina, por sua vez, medirá forças com o compatriota Miguel Pupo, enquanto Deivid pega o australiano Ethan Ewing.

Desempenho dos brasileiros

Entre as mulheres, Luana Silva e Tatiana Weston-Webb não começaram bem na etapa de Peniche. Ambas finalizaram em terceiro lugar nas suas baterias e se encaminharam para a repescagem. Lulu foi superada pelas australianas Molly Picklum e Sophie McCulloch, enquanto Tati caiu diante da francesa Johanne Defay e da India Robinson, também da Austrália. No entanto, as surfistas do Brasil acabaram avançando ao mata-mata sem precisar entrar na água, pois a costarriquenha Brisa Hennessy abandonou o evento por conta de uma lesão.

Nas oitavas de final, Tatiana encarou a australiana Sally Fitzgibbons. A rival iniciou a bateria com uma onda de nota 5.50 e saiu na liderança. Depois, Weston-Webb virou a disputa com um 6.50 e ampliou sua vantagem com a pontuação de 6.93. Sem conseguir encontrar nenhuma boa oportunidade, Sally fechou com apenas uma marca e se despediu da competição.

Na sequência, Luana Silva teve um belo início na fase de oitavas e começou com um 4.33. Liderando a bateria, ela viu Caitlin Simmers se aproximar no somatório, ao atingir a marca de 3.63. Porém, minutos depois, ela trocou sua melhor nota para 5.50 e se distanciou da atleta rival. No fim, Lulu somou um bom 6.57 e finalizou com a pontuação de 12.07.

Medina e DVD seguem adiante no masculino

Já no masculino, Gabriel Medina e Deivid Silva competiram na mesma bateria do round de repescagem e enfrentaram o australiano Ryan Callinan. Medina abriu a disputa com um 5.17 e logo largou na frente. Mais tarde, ele conseguiu um ótimo 7.83 e encaminhou sua classificação ao mata-mata. DVD, por sua vez, viu o rival estrangeiro passar dos 10 pontos no somatório e subir para o segundo lugar da chave. Porém, quando restava menos de dois minutos no relógio, o brasileiro reverteu a situação com onda de nota 6.77 e também garantiu seu lugar na próxima fase em Peniche.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe