Siga o OTD

Surfe

Medina, Tainá, Tati e Yago seguem invictos no ISA Games

Gabriel Medina, Tainá Hinckel, Tatiana Weston-Webb e Yago Dora foram os surfistas do Brasil que avançaram para a quarta rodada da chave principal da competição

Yago Dora em ação no ISA Games (Pablo Jimenez/ISA)
(Pablo Jimenez/ISA)

Classificação em massa! Em baterias válidas pela terceira rodada da chave principal do ISA Games, em Porto Rico, os brasileiros Gabriel Medina, Tainá Hinckel, Tatiana Weston-Webb e Yago Dora seguiram adiante para a quarta fase do evento. Por outro lado, Filipe Toledo caiu para a repescagem, enquanto Luana Silva continua viva no torneio. Todos os atletas retornarão ao campeonato nesta quinta-feira (29).

No masculino, Medina abrirá a disputa da quarta rodada e enfrentará o estadunidense Barron Mamiya e o francês Joan Duru. Mais tarde, na quarta chave, Yago encara Alonso Correa, do Peru, e Andy Criere, da Espanha. Entre as mulheres, Tatiana medirá forças com a costa-riquenha Leilani McGonagle, a portuguesa Teresa Bonvalot e a espanhola Nadia Erostarbe. Por fim, Tainá buscará a classificação contra Brisa Hennessy (Costa Rica), Sol Aguirre (Peru) e Lucia Machado (Espanha).

Desempenho dos brasileiros

Na metade da sua bateria, Gabriel Medina conseguiu acertar um ótimo aéreo e atingiu a nota de 7.50. Logo depois, o brasileiro seguiu dando show e emplacando diversas manobras acrobáticas. Ele somou um excelente 7.80 e finalizou sua participação com o somatório de 15.30. Assim, Medina se classificou na liderança da chave, superando o mexicano Sebastian Williams (11.03) que também avançou. O neozelandês Billy Stairmand (10.83) e o italiano Leonardo Fioravanti (7.53) acabaram caindo para a fase de repescagem.

Mais tarde, Yago Dora começou a disputa com uma boa onda e alcançou a pontuação de 5.10. Ele repetiu a dose minutos depois e conseguiu uma nota 4.73, o que o colocou na zona de classificação à quarta rodada. Já na reta final da bateria, o surfista brasileiro melhorou seu somatório com um 6.77 e um excelente 7.40. Dessa forma, Yago fechou com 14.17 e avançou na primeira colocação, ao lado de Kehu Butler (12.73), da Nova Zelândia.

Na competição feminina do ISA Games, Tatiana Weston-Webb saiu logo na liderança da bateria, alcançando a marca de 5.83 na primeira onda. Pouco tempo depois, ela somou mais um 6.77, atingiu a pontuação de 12.60 e encaminhou sua classificação à quarta rodada. Do mesmo modo, Tainá Hinckel também sobrou na sua chave. Com ondas de nota 7.67 e 6.67, a catarinense venceu suas adversárias com o somatório de 14.34.

Filipinho cai para a repescagem

Por outro lado, Filipe Toledo foi o único surfista brasileiro que não avançou na chave principal. Ele entrou na água na sétima bateria e teve um início devagar, onde conseguiu duas notas 3.43. No restante do tempo, o brasileiro não conseguiu encontrar nenhuma boa oportunidade de pontuar e acabou caindo para a repescagem. Agora, Filipinho encara Joshua Burke, de Barbados, Eliya David Sasi, de Israel, e Morgan Cibilic, da Austrália.

Luana Silva, que já estava participando da chave de repescagem, se classificou para a quarta rodada nesta quarta-feira (28). Ela passou na segunda posição da sexta bateria, ao alcançar a pontuação de 9.20, ficando atrás da chilena Estela Lopez (9.77). A brasileira segue adiante para enfrentar a israelense Anat Lelior, a portuguesa Francisca Veselko e a porto-riquenha Havanna Cabrero.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe