Siga o OTD

Surfe

Ítalo Ferreira é o único sobrevivente masculino em Sunset Beach

Campeão olímpico vence Crosby Colapinto e Frederico Morais e se garantiu nas quartas

Ítalo Ferreira WSL surfe miguel pupo sunset beach
(Foto: Tony Heff/WSL)

Sete brasileiros entraram nas águas de Sunset Beach neste domingo (18) mas apenas Ítalo Ferreira segue em disputa no Havaí. O campeão olímpico venceu dois confrontos na segunda etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL) e é o único brasileiro nas quartas masculinas. Miguel Pupo caiu nas oitavas. Gabriel Medina, Deivid Silva, Samuel Pupo, Caio Ibelli e Yago Dora foram eliminados ainda na primeira fase eliminatória. O torneio feminino começa na terça-feira.

Último brasileiro a entrar em água, Ítalo Ferreira precisou virar o confronto contra Crosby Colapinto. Ele perdia, quando faltando dois minutos conseguiu 7.17 para vencer por 12.34 a 9.03. Já nas oitavas, ele liderou durante quase todo o confronto contra o português Frederico Morais. O português conseguiu uma boa onda no final e apenas na areia, o vencedor dos Jogos Olímpicos de Tóquio teve a confirmação de sua vaga nas quartas. Vitória por 13.23 a 12.07.

Susto no final

Na entrevista ao fim do confronto, Ítalo disse que se assustou ao ver a última onda de Frederico, mas ficou muito feliz. Esse já é o melhor resultado de Ítalo em Sunset Beach que já deve voltar para o Finals Day. “Realmente foi uma bateria muito louca, tem ondas em todo lugar, você não consegue parar de respirar, e as ondas batem forte na sua cabeça, é difícil se mover e difícil achar a onda”, avaliou. O surfista está com uma prancha adaptada para as condições especiais de Sunset Beach. “Espero continuar nesse flow nas próximas três baterias”, concluiu Ítalo, confiante de sua participação na final.

Nas quartas, ele enfrenta o australiano Jack Robinson. O vencedor desse confronto pega um australiano na semifinal, ou Liam O’Brien ou Ryan Callinan. No lado superior da chave, o japonês Kanoa Igarashi e o havaiano Seth Moniz fazem um duelo, enquanto o havaiano John John Florence e o sul-africano Jordy Smith se enfrentam.

Miguel Pupo cai nas oitavas

Miguel Pupo foi o primeiro brasileiro a entrar na água, e venceu o havaiano Imaikalani deVault. Ele teve as duas melhores ondas do confronto e portanto não passou dificuldades para vencer por 11.00 a 6.30.

Mas nas oitavas, ele enfrentou um John John Florence muito superior que conseguiu três notas acima de 7.60 e venceu com tranquilidade por 16.06 a 8.83.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Cinco brasileiros se despediram ainda na chave de dezesseis-avos. 

O havaiano Seth Moniz começou muito bem com uma onda de 6.67 para não sair mais da liderança contra Gabriel Medina. O brasileiro teve dificuldade em acertar boas ondas e assim perdeu com soma combinada de 11.34 a 8.33. Em seguida, John John Florence se destacou em um mar calmo para vencer Deivid Silva por 10.60 a 8.06.

Já Samuel Pupo pegou um mar muito agitado contra o sul-africano Jordy Smith, mas ainda assim não dava oportunidades para boas ondas. No último minuto, ele conseguiu uma ótima onda, mas não o suficiente para ultrapassar Smith que venceu por 12.16 a 11.33.

Yago Dora também não conseguiu encontrar boas ondas e caiu para Rio Waida, da Indonésia, por 10.03 a 7.46. Yago e Gabriel Medina agora vão para Porto Rico disputar o ISA Games, ao lado de Filipe Toledo. Filipinho desistiu da temporada deste ano da WSL mas segue treinando para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O confronto entre Liam O’Brien e Caio Ibelli teve melhores ondas, mas o australiano conseguiu ser superior e venceu por 12.77 a 11.54.

Ítalo Ferreira deve voltar só na quarta

A etapa de Sunset Beach tem pausa nesta segunda devido a um feriado nacional nos Estados Unidos. O Dia do Presidente impede que as competições aconteçam e portanto a próxima chamada será apenas na terça-feira. A etapa terá dessa forma apenas três dias para encerrar as atividades, já que a janela se encerra na quinta-feira (22). O torneio feminino, que conta com Tatiana Weston-Webb e Luana Silva, ainda não começou. Portanto, a expectativa é que as finais masculinas sejam só na quarta-feira.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Surfe