Siga o OTD

Surfe

Ryan Kainalo é campeão mundial sub-18 de surfe no Rio

Aos 17 anos, brasileiro agora vai em busca da carreira profissional. Guilherme Lemos e Ryan Coelho disputaram final sub-16.

ryan kainalo campeão mundial de surfe sub-18 praia da macumba guilherme lemos foi bronze no sub-16
(Foto: ISA / Pablo Franco)

O surfista brasileiro Ryan Kainalo, de 17 anos, sagrou-se campeão mundial sub-18 de surfe na Praia da Macumba, do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (1). Na categoria sub-16, Guilherme Lemos e Ryan Coelho, participaram da final, mas Hans Odriozola , do País Basco, foi o grande vencedor. Os brasileiros terminaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente. A japonesa Matsuoka Anon venceu no sub-18 feminino e por fim, a australiana Sierra Kerr é a atual campeã sub-16.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O Brasil, porém, saiu com mais um título. A equipe brasileira ainda triunfou na competição por equipes, acumulando 6.125 pontos, em primeiro lugar, à frente dos Estados Unidos (5.850 pts). Austrália (5.848) terminou em terceiro lugar, e em seguida Espanha ficou em quarto, com 5.708.

As boas previsões se confirmaram, e as ondas na Praia da Macumba atingiram assim um metro durante as finais. O paulista Ryan Kainalo fez uma campanha consistente ao longo do evento, mas destacou-se especialmente nas manobras aéreas, executando-as com maestria. Usando uma prancha round pin 6′ pés, o campeão somou 15,37 pontos, seguido pelo português Francisco Ordonhas com 14,87, Kai Odriozola da Espanha com 14,24 e enfim, de Tenshi Iwami do Japão com 5,46.

Palavras de campeão

Emocionado e ovacionado pela torcida na praia, Ryan K ressaltou a importância do título na sub-18 para a carreira, fechando portanto sua fase como amador de maneira brilhante:

“Essa vitória fica no Brasil, a medalha de ouro é nossa. Encerrar meu último ano como amador com uma medalha de ouro é a realização de um ciclo incrível. A equipe fez toda a diferença, foram muitos treinos que nos trouxeram até aqui para mostrar que o surfe brasileiro é de alto nível. Não havia maneira melhor de concluir minha fase amadora”, analisou o agora campeão mundial Sub 18 pela Associação de Surfe Internacional (ISA, na sigla em inglês).

O presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Flavio Teco Padaratz, destacou em seguida o resultado como uma chancela ao trabalho da Confederação: Essa medalha de ouro faz a gente pensar que valeu a pena, e eu faria tudo de novo. É o resultado de muito investimento de tempo e dinheiro de uma equipe dedicada para alcançar o máximo. A carreira amadora do Kainalo está feita, agora é focar no profissionalismo. Parabéns aos treinadores Paulo Moura e Guga Arruda, considerados os melhores do mundo, e à equipe que se esforçou para alcançar esse excelente resultado, com o Brasil vencendo por equipes e diversos atletas nas finais”, comemorou comovido Teco.

Resultado por Categoria

Masculino Sub 18:

Ryan Kainalo (BRA) – 15,37 pontos
Francisco Ordonhas (Portugal) – 14,87
Kai Odriozola (Espanha) – 14,24
Iwami Tenshi (Japão) – 5,46

Feminino Sub 18:
Matsuoka Anon (Japão) – 11,86 pontos
Kohai Fierro (Taiti) – 9,86
Candelaria Resano (Nicarágua) – 9,67
Zoe Chait (EUA) – 8,10

Masculino Sub 16:

Hans Odriozola (País Basco) – 16,23 pontos
Lukas Skinner (Inglaterra) – 16,17
Guilherme Lemos (Brasil) – 12,93
Ryan Coelho (Brasil) – 9,07

Feminino Sub 16:
Sierra Kerr (Austrália) – 14,60
Lanea Mons (EUA) – 11,00
Eden Walla (EUA) – 9,67
Clémence Schorsch (França) – 7,83

(Com informações da Confederação Brasileira de Surfe)

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Surfe