Siga o OTD

Surfe

Sophia repete título de irmão e emociona Gabriel Medina

Com apenas 12 anos, Sophia Medina conquistou neste domingo o título geral da categoria sub-16 do Rip Curl Grom Search 2018 e se garantiu na final mundial do evento, que será disputada em 2019. Campeão do mesmo torneio em 2010, Gabriel Medina, que está na Austrália se preparando para o Mundial de surfe, não controlou a emoção ao comentar o título da irmã nas redes sociais.

“Alguns anos atrás, eu participei desse mesmo campeonato e foi onde tudo começou. Hoje acordei com a notícia que minha irmãzinha foi campeã e está indo para a final do Rip Curl Grom Search e eu acho que estou ficando velho ou orgulhoso mesmo porque não resisti às lágrimas hahahaha. Parabéns minha pequena, feliz de te ver evoluindo e fazendo o que gosta. Muito orgulhoso de você. Aproveita”, escreveu Gabriel Medina.

Além de Sophia Medina, Eduardo Motta, campeão masculino na categoria sub-16, também se classificou para a final mundial do Rip Curl Grom Search. Aliás, os quatro atletas que chegaram como líderes do circuito a Búzios conquistaram os títulos gerais de suas categorias. Caio Costa, único atleta a chegar em duas finais (novamente) faturou na iniciante (sub14) e Guilherme Fernandes foi o melhor da grommet (sub12).

Mottinha e Gui Fernandes terminaram suas participações com 100% de aproveitamento, enquanto que Sophia e Caio ficaram em segundo lugares em suas finais, com vitórias da carioca Júlia Duarte, entre as meninas, e do potiguar Fabrício Rocha na sub14. No total, a etapa reuniu surfistas de nove estados, em dois dias de muitas disputas acirradas e grandes shows de surf.

Em Búzios, o primeiro título foi entre os caçulas da sub12. Guilherme Fernandes, de São Sebastião, foi muito superior aos três rivais, tanto que suas notas descartadas ainda o garantiriam na liderança. Ele abriu a bateria com um 7,5 e ampliou a vantagem com 5,75.

O segundo colocado, Daniel Duarte, de Bertioga, somou 7,65, enquanto que Murillo Coura, também de São Sebastião e rival direto pelo título, ficou em terceiro, com 6,5. O baiano Rayan Fadul completou a final. “É um dos campeonatos mais importantes do Brasil, de nível altíssimo. Estou amarradão, porque tinha muito atleta bom na disputa”, comemorou o campeão.

Na iniciante, Caio Costa começou bem e dava mostrar que repetiria as outras boas performances feitas na etapa, mas nas sétima e oitava ondas, Fabrício Rocha virou o resultado, com 7,25 e 6,5. O novo campeão ficou perto de recuperar a ponta. Precisava de 7,5 e tirou 7,25, ficando a diferença de 25 décimos no placar final. 13,75 a 13,5. Rodrigo Saldanha ficou em terceiro e o talento local, Sunny Pires, em quarto.

“Fiquei muito feliz por ter garantido o título desse circuito de alto nível e muito importante para a minha carreira amadora”, disse Caio, também enaltecendo a sua preparação física e técnica para enfrentar dois títulos em alto rendimento na etapa – foi o terceiro na mirim, terminando em terceiro no ranking. “Além dos técnicos na praia, temos um treinamento especial para estar pronto para isso”, falou.

Na feminina, Sophia Medina mostrou um grande poder de superação. No sábado, enfrentou um ataque de águas vivas, e na semifinal, cometeu interferência e teve calma para se recuperar e garantir a classificação. Já na decisão, chegou a estar em quarto lugar, oscilando com o terceiro lugar, resultados que não garantiram o título, mas teve calma para ir buscar a segunda posição, com uma forte batida na junção.

“Vim me dedicando bastante, me esforçando, treinando no Instituto e graças a Deus eu pude comemorar. Jesus me ajudou muito. Quero agradecer a todos os meus patrocinadores, meus técnicos. Parabéns todas meninas, a final foi muito forte. Estou muito feliz com o resultado e minha performance. Conseguiu mostrar o meu surf”, falou Sophia, acompanhada da mãe, Simone Medina, e do pai, Charles, que fez uma “escala” especial em Búzios, entre o Havaí e a Austrália, para estar junto, tanto da filha quanto da equipe do Instituto Gabriel Medina.

A vencedora da etapa e vice-campeã geral, Júlia Duarte, também comemorou o resultado. “Fiquei nervosa, mas esperei, acalmei e deu tudo certo”, comentou a atleta do Rio, que atualmente mora em Maresias, treinando no Instituto Gabriel Medina. Maju Freitas, do Rio de Janeiro, foi a terceira e a catarinense Lanai Henrique, rival direta de Sophia pelo título, terminou em quarto.

Na última final do dia, outra grande disputa. Caio Costa em sua segunda decisão, abriu com 5,25. O cearense radicado no Rio de Janeiro, Cauã Costa, pulou de quarto para primeiro, com um 9,5, a maior nota do evento. Mesmo com o título praticamente assegurado, Eduardo Motta surfou muito bem e assumiu a ponta com um 8,5 e um 7,65. Na apresentação, empolgou o público, dando a sua manobra preferida no momento, a Kerrupt Flip. “Venho treinando essa manobra há muito tempo e hoje deu certo. Tudo deu certo”, destacou.

Cauã ficou em segundo, com Caio em terceiro (colocações que também tiveram no ranking) e Daniel Adisaka ficou em quarto lugar. “Estou amarradão por ser campeão. Há alguns anos venho tentando esse título, que é importante para todos garotos de até 16 anos, porque é um começo, a primeira oportunidade de representar o Brasil. Ano passado foi vice e agora, no meu último ano consegui. Vamos representar bem o Brasil e espero trazer esse título”, festejou.

Além dos shows de surf, o evento contou com várias atrações, confirmando o slogan do evento “Muito mais do que um campeonato de surf”, com pula-pula, distribuição de pipas e de mudas nativas, para replantio e recuperação da vegetação local. Os competidores também contaram com área vip com frutas e Guaraná Antarctica e, de noite, a tradicional festa de confraternização, com pizza.

O Rip Curl Grom Search 2018, apresentado por Guaraná Antarctica, teve os patrocínios de lojas Pró Ilha e 900 Graus, com apoios de Jandaia, Pousada Vila Pitangola, Pousada da Ilha, Pousada Sombrero Verde, Hotéis Villa Real,  prefeituras de São Francisco do Sul e Búzios. Supervisão da Fecasurf e Feserj com assessoria de imprensa da FMA Notícias e cobertura da Revista Hardcore.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe