Siga o OTD

Surfe

Miguel e Samuel Pupo são eliminados do ISA Games

Miguel e Samuel Pupo são eliminados na repescagem do ISA Games e encerram a participação do Brasil nos Jogos Mundiais de Surfe

Miguel Pupo ISA Games
Miguel Pupo em Hunnington Beach (Foto: Sean Evans/ISA)

Terminou a participação brasileira no ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe, em Hunnington Beach, nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (23), os irmãos Miguel e Samuel Pupo foram eliminados na chave de repescagem da competição. Os dois eram os últimos surfistas do Brasil que ainda tinham chances de título no ISA Games.

+ Brasileiros disputam Copa do Mundo no clima de Paris-2024

Os dois começaram bem o dia e venceram suas primeiras baterias na chave de repescagem do ISA Games. Miguel Pupo conseguiu ondas de valor 5,00 e 3,67 para somar 8,67. Ele ficou em primeiro na bateria contra o indonésio Knet Agus (6,33) e o japonês Murakami Shun (3,83). Samuel Pupo também venceu na nona rodada da repescagem. Ele teve 7,50 e 6,20 nas melhores ondas, ficando com 13,70 pontos no total. O indonésio Rio Waida ficou em segundo lugar (12,87), com Joshua Burke, de Barbados, em terceiro (12,67).

Na rodada seguinte os brasileiros acabaram eliminados. Miguel disputou uma bateria superequilibrada e teve 7,40 e 6,87 para suas melhores ondas, terminando com 14,27 pontos. Ele estava em segundo lugar, mas foi eliminado no final quando Waida conseguiu uma onda de 7,77 para aumentar sua somatória para 14,70. O australiano Jackson Baker venceu a bateria com 16,40.

Já Samuel não conseguiu ter um bom desempenho. Em uma bateria de ondas fracas, o brasileiro surfou apenas uma, conseguindo 2,50 pontos. O estadunidense Kolohe Andino venceu a série com 8,40 (4,67 + 3,33), com Knet Agus em segundo (6,00 + 1,80).

Samuel Pupo ISA Games
Samuel Pupo (Foto: Sean Evans/ISA)

Vagas olímpicas

Com a eliminação dos Irmãos Pupo, o Brasil não vai conseguir garantir sua primeira vaga olímpica no surfe este ano. O ISA Games de 2022 dá uma vaga em cada gênero para a melhor equipe, considerando o desempenho dos três surfistas do país. A decisão vem neste sábado (24) com a disputa das finais masculina e feminina.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No masculino, EUA, Japão, Austrália, Portugal e Indonésia são os países vivos na disputa. No feminino, EUA, Austrália, Portugal, França estão na briga pela vaga olímpica.

O Brasil terá chance de classificar até dois surfistas em cada naipe através da Liga Mundial de Surfe (WSL) de 2023, além de poder conseguir uma vaga extra pelo ISA Games de 2024.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe