Siga o OTD

Surfe

Mundial Júnior da WSL começa com vitórias brasileiras

Mundial Júnior da WSL começa com vitórias brasileiras
WSL/Matt Dunbar

Samuel Pupo e Mateus Herdy ganharam as duas primeiras baterias do WSL Jeep World Júnior Championship 2017, mas o restante do time sul-americano terá que encarar a repescagem na Austrália.

O time sul-americano da WSL South America começou bem na primeira competição do ano na Austrália, com os brasileiros Samuel Pupo e o catarinense Mateus Herdy ganhando as duas baterias que abriram o WSL Jeep World Junior Championship 2017 na quarta-feira (3), em Kiama. Herdy fez os recordes da categoria masculina, mas eles foram os únicos que passaram direto para a terceira fase, pois o restante da equipe terá que encarar a repescagem.

O saquaremense João Chianca e o peruano Jhonny Guerrero perderam suas baterias, assim como a peruana Sol Aguirre campeã sul-americana de 2017 e a catarinense Tainá Hinckel. A rodada inicial feminina fechou o primeiro dia da decisão dos títulos mundiais da categoria para surfistas profissionais com até 18 anos de idade.

O irmão mais jovem do top do CT, Miguel Pupo, estreou na primeira bateria de ondas de 2-3 pés em Bombo Beach. Samuel Pupo usou a tática de ir em várias ondas, surfou mais de dez e somou duas notas 6,0 para superar o campeão norte-americano Pro Junior, Ryland Rubens, por 12,00 a 10,96 pontos. O francês Marco Mignot ficou em último com apenas 4,43, mas os dois derrotados terão outra chance de passar para a terceira fase na repescagem. O formato da competição é parecido com o utilizado nas etapas do CT.

“As ondas estavam bem divertidas lá fora, então tentei surfar o máximo possível para conseguir boas notas”, disse Samuel Pupo. “Meu objetivo era postar duas notas de 6 a 7 pontos, pois estava difícil de conseguir maiores que isso, então tive que me contentar com essas duas ondas de 6 pontos. Esta é a primeira vez que eu participo do Mundial Pro Junior, então estou muito feliz em começar minha campanha aqui com uma vitória”, completou.

Já o atual campeão sul-americano Pro Junior da WSL South America dominou a segunda bateria. O catarinense Mateus Herdy achou até um tubo nas direitas de Bombo Beach que valeu nota 6,33. No entanto, foi nas esquerdas que ele completou um aéreo full rotation perfeito de backside para fazer os recordes da primeira fase masculina, nota 8,83 e 15,16 pontos. A vitória foi por “combination” sobre o australiano Mikey McDonagh e o japonês Keanu Kamiyama, que não conseguiram nem igualar a maior nota do brasileiro nas duas ondas computadas no resultado da bateria.

“Eu sei que toda bateria vai ser difícil neste evento, então é um grande alívio começar com uma vitória”, afirmou Mateus Herdy, que está sendo acompanhado na Austrália pelo seu tio, o ex-top do CT, Guilherme Herdy. “Ter meu tio Guilherme aqui junto comigo ajuda muito. Ele me ensina muito sobre competição e estratégia, enquanto eu ensino ele sobre filmagem, então está sendo bom para mim ensinar-lhe coisas novas, enquanto ele me ensina coisas antigas (risos)”, concluiu.

Apesar do bom começo, Mateus Herdy e Samuel Pupo foram os únicos do time sul-americano a passar direto para a terceira fase do WSL Jeep World Junior Championship 2017. Todos os outros perderam e terão que disputar a repescagem na Austrália. O peruano Jhonny Guerrero só conseguiu totalizar 7,60 pontos na quarta bateria, contra 13,60 do havaiano Barron Mamiya. Agora, Jhonny Guerrero vai enfrentar o indonesiano Rio Waida no segundo duelo eliminatório do campeonato.

O brasileiro João Chianca, de Saquarema (RJ), foi até um pouco melhor e somou 9,20, mas ficou em último no confronto que fechou a primeira fase. O vencedor foi Che Allan, de Barbados, por 11,80 pontos e o sul-africano Ford Van Jaarsveldt ficou em segundo com 11,17. João Chianca está na sexta bateria da segunda fase com o francês Theo Julitte e quem perder de novo termina em 25.o lugar no evento.

Mais em Surfe