Siga o OTD

Surfe

Silvana Lima é campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe

Silvana Lima avançou para a 2ª fase da etapa de Ubatuba e garantiu o título do primeiro Circuito Banco do Brasil de Surfe

Silvana Lima Circutio Banco do Brasil de surfe
(Foto: Daniel Smorito / World Surf League)

O maior nome do surfe feminino brasileiro em todos os tempos, Silvana Lima, é a campeã do primeiro Circuito Banco do Brasil de Surfe, que estreou esse ano com três etapas do World Surf League (WSL) Qualifying Series. Ela já garantiu o primeiro lugar no ranking, ao passar a sua bateria na quinta-feira em Ubatuba, vencida pela também cearense Juliana dos Santos, que fez os recordes do dia na Praia de Itamambuca. O título de Silvana Lima valeu um convite para participar da única etapa do WSL Challenger Series na América Latina, o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, que será realizado em novembro em Saquarema.

“Esse era o objetivo, ser campeã do Circuito Banco do Brasil. Deu tudo certo e estou feliz por ganhar a vaga para o Challenger de Saquarema”, disse Silvana Lima. “Agora é continuar treinando, porque o campeonato aqui está só começando e eu quero mais. Preciso manter esse ritmo de passar as baterias para chegar firme lá no Challenger. Eu vi a Juju (Juliana dos Santos) bem pequenininha e ela já quebrava. Ela tem um backside super power, todo mundo viu na nossa bateria e ela está de parabéns”.

+ Vitor Ishiy vence batalha e avança em WTT na República Tcheca

Talentos do Ceará

Assim como Silvana Lima, Juliana dos Santos é mais um talento do surfe feminino surgido no Ceará. Ela achou boas ondas para mostrar a força do seu backside nas direitas de Itamambuca. Ambas estrearam na mesma bateria, com Juliana fazendo os recordes do primeiro dia da competição. Juju teve 12,90 pontos somando notas 6,83 e 6,07. Juliana e Silvana derrotaram duas jovens surfistas de Ubatuba, Marina Suguimoto e Gabriela Cury.

“Estou muito feliz de mostrar meu surfe, a força do meu backside com surfe forte, progressivo, surfe power e feliz também de fazer uma bateria com a Silvana. Ela é uma ídola pra mim, surfa muito e sempre vem puxando o nível das meninas”, disse Juliana dos Santos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Recorde de estrangeiras

Na quinta-feira, foram realizadas as primeiras fases das categorias masculina e feminina, com a líder do ranking regional da WSL Latin America, a peruana Sol Aguirre, vencendo o último confronto do dia. Essa foi a etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe com maior participação de surfistas de outros países, 14 contra 18 brasileiras.

Eram cinco vindas do Peru, quatro do Chile, três da Argentina, uma de Porto Rico e até uma da Austrália. As sul-americanas estão em Ubatuba buscando pontos na briga pelas quatro vagas para o Challenger Series de 2023, circuito de acesso para a elite do World Surf League Championship Tour.

As quatro surfistas que se classificaram para o Challenger deste ano, estrearam na quinta-feira e todas passaram para a segunda fase. As peruanas Daniella Rosas e Arena Rodriguez Vargas, bem como a atual campeã sul-americana da WSL Latin America, Sophia Medina, ganharam as suas primeiras baterias na Praia de Itamambuca. Já a outra brasileira, Laura Raupp, passou em segundo lugar no confronto vencido pela surfista local de Ubatuba, Nairê Marquez.

Mais em Surfe