Siga o OTD

Surfe

Brasil domina e garante todos os semifinalistas em Saquarema

Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Samuel Pupo e Yago Dora deixaram para trás todos os gringos e farão semifinal totalmente brasileira na etapa de Saquarema

Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Yago Dora, Miguel Pupo semifinal Saquarema mundial de surfe

Foi um dia histórico em Saquarema! Um verdadeiro show dos surfistas brasileiros, que deixaram os adversários para trás e garantiram todas as quatro vagas das semifinais com Samuel Pupo, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Yago Dora. Nenhum atleta do país foi derrotado por algum estrangeiro. Quem foi eliminado nesta segunda-feira, casos de Mateus Herdy, Miguel Pupo, Caio Ibelli e Michael Rodrigues perderam apenas para compatriotas.

Nesta terça, quando a etapa de Saquarema deve ser encerrada, o campeão olímpico Ítalo Ferreira vai encarar Samuel Pupo numa semifinal, enquanto o líder do Mundial, Filipe Toledo, terá Yago Dora pela frente. Vale lembrar que, no feminino, Tatiana Weston-Webb também está na briga. Ela vai enfrentar a americana Carissa Moore por uma vaga na final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os resultados de Saquarema serviram para classificar matematicamente Filipe Toledo para a final do Mundial, que será disputada em Trestles, na Califórnia, com duas etapas de antecedência. Nesta segunda, Filipinho derrotou nas oitavas o peruano Miguel Tudela (13,56 e 9,44) e nas quartas o australiano Connor O’Leary (15,10 a 8,94).

A disputa mais eletrizante do dia em Saquarema foi o duelo entre Ítalo Ferreira e Miguel Pupo pelas quartas de final. O medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio tinha passado pelo compatriota Michael Rodrigues (14,17 a 8,10) e Miguel pelo americano Nat Young (15,00 a 9,94). Na disputa entre eles, a decisão só aconteceu na última onda.

Miguel Pupo liderava a bateria e Ítalo Ferreira precisava de um 8,17 para se igualar ao adversário. O surfista de Baía Formosa conseguiu, em sua última onda, um aéreo de backside e conseguiu exatamente os 8,17 que ele precisava. O placar geral ficou empatado em 13,34 a 13,34, mas Ítalo levou a melhor por ter conseguido a melhor nota numa única onda (8,17 a 7,67).

Ítalo Ferreira vai enfrentar na semifinal Samuel Pupo, irmão de Miguel, que eliminou nas quartas Mateus Herdy pelo placar de 12,80 a 8,23. Antes, nas oitavas de final, Samuel conseguiu a maior somatória do dia ao bater Caio Ibelli por 17,00 a 8,50, enquanto Mateus superou o australiano Jack Robinson por um triz (11,74 a 11,67).

A quarta e última vaga brasileira na semifinal em Saquarema foi garantida por Yago Dora. Para se garantir entre os quatro primeiros colocados, ele eliminou dois australianos. Nas oitavas de final, a vitória sobre Ethan Ewing foi apertadíssima (14,10 a 14,00), mas, nas quartas, ele derrotou Callum Robson com muita autoridade por 14,17 a 7,00.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe